Pedidos podem ser feitos até o dia 28 de abril pelo sistema do exame. Justificativa é obrigatória para os participantes que não fizeram o exame nas áreas do conhecimento em que se inscreveram e desejam fazer a edição de 2023 gratuitamente.
Os inscritos no Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que tiveram a justificativa de ausência na edição de 2022 do exame negada já podem entrar com recurso.
A justificativa é obrigatória para os participantes que não fizeram o exame em todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram e que desejam realizar a edição de 2023 gratuitamente.
Os pedidos podem ser feitos até o dia 28 de abril pelo sistema do exame no endereço: enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Vale destacar que o Encceja se escreve com dois Cs. Os resultados sairão no dia 2 de maio. Para entrar com recurso, o participante deverá enviar uma nova documentação que justifique sua ausência na edição 2022.
O inscrito que não justificar a falta ou tiver a solicitação reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40. A aprovação da justificativa de ausência não significa que a inscrição para o Encceja 2023 já tenha sido realizada. Todos os participantes devem fazer a inscrição, que ocorrerá de 22 de maio a 2 de junho.