As escolas da rede municipal de ensino realizaram nesta terça-feira (06/09) um ato cívico, em comemoração a Independência do Brasil, que completa 200 anos, neste 7 de setembro (1822-2022). De maneira democrática, cada unidade escolar definiu seu formato específico, de acordo com orientações da Secretaria de Educação e Cultura.
Assim, crianças e jovens, apresentaram poemas, canções e hinos, relacionados à Pátria, com reflexões sobre a importância da civilidade e o respeito as tradições sócio-históricas do país, bem como agir com espírito de cidadania, em prol da paz, do amor e da liberdade.
A EMEF Antônio Carlos Manzini, por exemplo, optou por um desfile cívico, das 8h às 9h30, com marcha, grito cívico, Hinos e canções de reverência à Pátria. Cerca de 300 estudantes e professores partiram da Avenida Oneida Travassos Dourado, nº 170, bairro Nova Cidade, em direção ao Centro do Idoso, sentido estacionamento do Supermercado Simoni, onde houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino da Independência.
O professor de História, Rui Roberto de Souza explicou que preparou atividades em sala de aula, com leituras de poemas, letras de canções e hinos, textos sobre a data histórica e análise da criação da Bandeira Nacional. “As cores da Bandeira são nossas, porque o Brasil pertence a cada um de nós. Se as cores pertencem a nós, então devemos nos apropriar do que é de todos e comemorar a Independência, com as cores do nosso país”, disse emocionado, durante o desfile.
As cores da Bandeira tem os seguintes significados cívicos: o verde, representa a vegetação brasileira; o amarelo, representa o ouro e as riquezas; o azul, representa o céu e os rios brasileiros; enquanto que o branco, representa o desejo pela paz.
Já a Escola Municipal Adelino Bordignon realizou apresentações cívicas, no espaço interno, as quais foram organizadas pelos jovens que compõem o Grêmio Estudantil.
Neste mesmo sentido a EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU); a EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC); EMEF do Campo da Fazenda Tamanduá e demais unidades escolares da rede municipal de ensino também realizaram apresentações artísticas e culturais com estudantes e professores.