O atleta paralímpico brasileiro, um dos mais respeitado do Brasil e recordista mundial, Daniel Dias, passou sua infância e adolescência na cidade de Camanducaia Minas Gerais.
Nascido com má formação dos seus membros superiores e inferiores, Daniel nunca deixou se levar como problema sua deficiência. Ele disputa nas classes S5, SB4 e SM5, em competições paralímpicas.
Falamos de respeito em artigos anteriores, mas devemos ressaltar que ele corresponde todo esse prestígio, pois com 14 medalhas ouro (27 no total) nos Jogos Paralímpico, ele é o 14º atleta que mais conquistou premiações na história deste evento Multi Esportivo.
Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 foi agraciado com nove medalhas (4 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze) e se tornou o maior medalhista homem da natação em Paralimpíadas, com 24 medalhas no total.
Daniel Dias que tanto fez história no esporte paralímpico se despediu das piscinas no primeiro dia de setembro de 2021, aos 33 anos, terminando a prova dos 50m livres da classe S5 em quarto lugar, com o tempo de 32s12, encerrando a sua gloriosa carreira.
E deixa uma mensagem para lá de especial em sua entrevista: “Gostaria de agradecer a Deus pelo dom que me deu, por tudo que me deu no esporte. Obrigado. A palavra é gratidão. É difícil conseguir falar. Espero que muitas crianças, com deficiência ou sem, estejam vendo e assistindo. Acreditem no sonho de vocês. A deficiência não define quem somos. Gratidão é o principal sentimento agora”.
Esta foto foi tirada em um evento realizado pela Secretaria Estadual da Pessoa com deficiência, em São Paulo-SP, no dia 24 de novembro de 2021, quando eu, Fernando, tive a oportunidade de estar ao lado deste consagrado atleta.