Ex-presidente do COMCRIAMA pergunta sobre eventual encerramento do Projeto Casa do Pequeno Cidadão

Prefeitura investe na saúde das mulheres e das gestantes de Matão
20 de setembro de 2021
Basquete personal trabalha treino e qualidade de vida
21 de setembro de 2021
Exibir todos

Ex-presidente do COMCRIAMA pergunta sobre eventual encerramento do Projeto Casa do Pequeno Cidadão

Imagem: Reprodução/Instagram

Imagem: Reprodução/Instagram

Em requerimento dirigido ao Executivo Municipal, o vereador Paulo Bernardi (MDB) afirmou que “notícias extraoficiais dão conta do encerramento das atividades do Projeto Casa do Pequeno Cidadão” no município de Matão. Sessão também contou com requerimento de Everaldo de Carvalho (DEM) sobre o “Projeto Guri”.

Em requerimento aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Matão na sessão ordinária do dia 20/09/2021, o vereador Paulo Bernardi (MDB) mostrou-se preocupado com eventual encerramento das atividades do Projeto Casa do Pequeno Cidadão.

Segundo o texto do Requerimento nº 387/2021, “notícias extraoficiais” versaram sobre o encerramento das atividades deste projeto no município de Matão. Devido a isto, o parlamentar solicitou esclarecimentos por parte do Poder Executivo Municipal.

Dirigido ao prefeito Cido Ferrari (PT), o requerimento de Bernardi pergunta se “existe, por parte do Poder Executivo Municipal, desígnio de encerrar as atividades do Projeto Casa do Pequeno Cidadão em nosso município”.

O Projeto Casa do Pequeno Cidadão possui duas unidades em Matão, na Vila Pereira e no Jardim Paraíso, e visa o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.

De acordo com o texto do requerimento, os atendimentos são realizados em período inverso ao escolar, e incluem atividades “de cunho artístico-cultural, esportivas e de inclusão digital, como ginástica rítmica, música, dança, teatro, karatê, capoeira, recreação, leitura e arte popular, contribuindo para a socialização”.

Para Bernardi, “o encerramento das atividades em nosso município seria um enorme retrocesso, visto que o projeto é de extrema importância para os usuários”. Para ter informações claras e desta maneira também evitar a desinformação, o vereador solicitou do Poder Executivo informações sobre a manutenção ou eventual encerramento do projeto.

Paulo Bernardi foi presidente do COMCRIAMA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ao tomar posse em janeiro de 2021, o vereador defendeu a necessidade de aberturas de novas Casas do Pequeno Cidadão.

PROJETO GURI

Outro programa sociocultural oferecido no período de contraturno escolar também foi objeto de requerimentos apreciados nesta sessão. O vereador Everaldo de Carvalho (DEM) requereu do governador do Estado, João Doria (PSDB), estudos sobre a possibilidade de Matão ser contemplada com uma unidade do Projeto Guri.

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri “oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos”.

Texto: Victor Gandin

Leia também: Projeto de lei visa instituir em Matão o Dia Municipal da Democracia

Victor Gandin
Victor Gandin
Acompanhe a política de Matão através de notícias, vídeos e análises exclusivas.

Deixe uma resposta