Apesar da alta, resultado segue 19,2% abaixo do período pré-pandemia. Segmento prevê retomada efetiva entre 2022 e 2023
O faturamento das empresas nacionais do setor do turismo atingiu R$ 15,3 bilhões em janeiro, 22,9% a mais que o registrado no mesmo mês de 2021. Já em comparação a janeiro de 2020, antes da pandemia de covid-19, o resultado foi 19,2% inferior.
Os dados, divulgados na terça-feira, 22, são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). “Embora o setor tenha sido prejudicado pela variante Ômicron, a movimentação de turistas em razão do período tradicional de férias escolares ajudou a impulsionar o resultado do mês, além da base fragilizada de comparação”, diz o texto de nota explicativa da entidade.
De acordo com o levantamento da FecomercioSP, o resultado de janeiro foi influenciado principalmente pela aviação, que cresceu 60,6% no primeiro mês do ano, no contraponto anual. Contudo, o faturamento do setor aéreo foi 13,6% inferior ao patamar pré-pandemia.
O grupo serviços de alojamento e alimentação registrou o segundo maior crescimento em janeiro, alta de 14,7% na comparação anual, mas 19,2% abaixo do nível de faturamento pré-pandêmico. Já as atividades culturais, recreativas e esportivas registraram crescimento anual de 10,4%, mas queda de 21,6% em relação a janeiro de 2020.
A expectativa é de que o avanço da vacinação possibilite agora um respiro, um recomeço, mesmo que a passos lentos. Segundo o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes, é provável que somente no segundo semestre de 2022 o turismo no Brasil consiga retornar aos valores de receitas antecedentes à pandemia.
Perfil dos turistas
Atualmente, já é possível observar uma reabertura, diversos destinos do Brasil já estão recebendo turistas novamente, porém é preciso atentar-se a diversas mudanças.
Os viajantes têm procurado ir para lugares mais abertos, cercados por natureza e afastados de grandes centros, quanto mais isolado puder ser a hospedagem e até mesmo os passeios, melhor.
Outro fator determinante é a higienização: bares, restaurantes e hotéis que investem e divulgam sua preocupação com as medidas de biossegurança ganham a preferência dos turistas na hora da escolha.
Turismo para um Futuro próximo
O fato é que depois de tanto tempo vivendo em isolamento social, as pessoas estão ansiosas por momentos ao ar livre e de relaxamento, por tanto, as viagens não estarão descartadas de suas vidas. O Ministério de Turismo realiza propagandas para incentivar o retorno de viagens com segurança e as empresas do ramo tem apostado nas vendas de pacotes de turismo a longo prazo, como por exemplo para o exercício de 2022 e 2023.