Em Matão existem 9 Feiras livres, sendo que três delas, envolvem maior número de expositores e produtos: a Feira do produtor rural, Feira do Bosque e Feira do Bairro Alto.
A Feira do produtor rural, ocorre às quartas-feiras, a partir das 15h, na parte externa do Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini e, além da variedade em verduras, legumes e frutas, os feirantes apostam nas novas bancas de doces artesanais em compotas; salgados e polpa de frutas; pão e bolos ‘caseiros’; plantas conhecidas como ‘suculentas’; flores e mudas. Os expositores são pequenos produtores rurais que sobrevivem da colheita e venda dos produtos, por isso dependem do público consumidor para manterem a oferta.
Criada durante o Governo do prefeito Chico Dumont, entre os anos de 2013 à 2016 (Lei 4.903/2015), a ‘Feira do produtor rural’ tem o objetivo de ajudar os assentados em programas de reforma agrária ou proprietários de imóvel rural, a escoarem seus produtos de hortifrutigranjeiros e gêneros agroindustriais.
Já as demais Feiras livres espalhadas por todo município funcionam com base na Lei Municipal 4.119/2010, que trata do ‘Código de Posturas’ a ser cumprido pelos feirantes, permitindo-lhes vender uma diversidade de produtos.
Feira do jardim do Bosque: ocorre aos domingos das 6h às 12h, na Avenida São Paulo com Avenida Francisco Mastropietro. Nesta, são vendidos produtos diversos: frutas, legumes, grãos e outros produtos de hortifrutigranjeiros. Há também, barracas de salgados, bolos, doces e bebidas.
Feira do Bairro Alto: na Avenida Campos Sales, aos sábados das 6h às 12h, oferece produtos diversos, sendo os principais, frutas, legumes e verduras.
Feira jardim Popular: Avenida Mato Grosso do Sul, à tarde, 2 feirantes.
Feira jardim Santa Rosa: Rua Aristodemo Pompeu Lanza, à tarde, terça-feira, 2 feirantes.
Feira jardim Buscardi: Rua Itápolis, quarta-feira, à tarde, 8 feirantes.
Feira jardim São José: Avenida Sebastian Alcausa Fernandez, quarta-feira, à tarde, 1 feirante.
Feira jardim Pereira: na praça Antônio Pereira, manhã, quinta-feira, 4 feirantes.
Feira jardim Primavera: Avenida Luiz Rodrigues Esteves, à tarde, ao lado Igreja São Francisco, 1 feirante.
De acordo com a Casa da Agricultura de Matão, as Feiras livres são importantes para o desenvolvimento do município, porque a compra e venda fazem movimentar a economia sustentável, além de promover a tradição cultural, cuja manutenção depende da escolha do público consumidor, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, incluindo donos de restaurantes, ‘marmitarias’ e ou lanchonetes.
Para mais informações, ligue na Prefeitura/Setor de Fiscalização (16) 3383-3107 ou na Casa da Agricultura, (16) 3382-4076 e 3382-1213, Avenida 15 de Novembro, 320, Centro.
Fonte: AIP