O intuito da ceia de Natal era acolher as pessoas LGBTs e aliados em situação de vulnerabilidade
Na noite de sexta-feira (24) – véspera de Natal, a Vereadora Filipa Brunelli (PT) realizou uma ceia de Natal para pessoas LGBTs e aliados expulsos do núcleo familiar e/ou que estejam em situação de vulnerabilidade social.
O projeto intitulado de “Feliz Natal Mona” surge diante da necessidade em acolher essas pessoas de forma afetuosa nesta data, em específico.
Filipa Brunelli realiza essa ação desde antes de estar na vereança. O projeto iniciou em 2017 e desde então todos os anos é executado com ajuda de diversas pessoas e doações de alimento.
“A sensação de vazio transformou-se em algo rotineiro. Era como se não tivéssemos ninguém, como se houvesse festas em todos os lugares, mas não existisse para nós, por isso a necessidade de ressignificar essa data, e criar núcleos de famílias, afinal, família é aquela que acolhe, que protege, que cuida e ama, relata Brunelli.
No ano de 2020 a ceia de Natal não aconteceu presencialmente devido a pandemia da COVID-19, mas foram distribuídos kits natalinos de forma delivery. Esse ano com o avanço da vacina, com a disposição do teste rápido e o declínio dos números de contágio, já foi possível retornar à atividade presencialmente.
“Somos seres humanos, pessoas dignas de afeto, amor, e compaixão, desta forma celebrar o Natal e tantas outras datas festivas também é uma forma de resistência, de relutar contra uma ótica sistêmica que tenta nos eliminar diariamente”, finaliza Brunelli.
Filipa Brunelli é a primeira travesti a ocupar um espaço no legislativo municipal de Araraquara interior de São Paulo, foi gestora de políticas públicas LGBT na prefeitura de Araraquara na gestão municipal de 2017/2020.
Fonte: Assessoria da Vereadora Filipa Brunelli ao Jornal Araraquara News