Primeiro dia do ano teve temperatura extremamente elevada em alguns Estados e Municípios brasileiros. Frente fria a partir desta segunda-feira promete temperaturas mais amenas
Se o ano seguir a tendência do seu primeiro dia no Rio Grande do Sul, e todos os indicativos são de que 2023 será mais quente no estado que em 2022 . Pela influência do El Niño que deve se instalar nos próximos meses, 2023 será um ano de muitos dias de calor. No Rio Grande do Sul por exemplo, os gaúchos enfrentaram um começo de ano tórrido em que a máxima chegou a 39,1ºC em Quaraí, o 1º de janeiro de 2023 teve máximas acima de 40ºC no estado gaúcho.
Mas vem um alívio. Frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e provoca aumento da nebulosidade nesta segunda-feira, mas o sol chega a aparecer com nuvens no estado. O sistema frontal traz chuva muito irregular e mal distribuída. Alguns locais podem sequer ter chuva com apenas a virada do vento. Os volumes serão baixos na maior parte dos municípios. Chuva forte apenas em pontos localizados com risco de tempestades isoladas de vento e granizo. A temperatura mínima para a região nesta segunda-feira ,2, fica em torno dos 16°C, e a máxima prevista é de 38ºC. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 100%.
Previsão para demais Regiões
Região Sudeste: Chove em todo Sudeste nesta segunda-feira (2). Muitas nuvens predominam com chuva em todos os estados do Sudeste. Pancadas de chuva no Espírito Santo e nas regiões do noroeste e norte de Minas, Vale do Rio Doce e Jequitinhonha. A temperatura mínima para o Sudeste fica em torno de 15ºC, e a máxima prevista é de 30°C. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Região Centro-oeste: Chuva continua em todo Centro-Oeste nesta segunda-feira (2), com tempo nublado, pancadas de chuva isoladas e trovoadas em todo o Centro-Oeste. A temperatura mínima para a região fica em torno dos 18ºC, e a máxima prevista é de 35ºC. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%.
Região Nordeste: A previsão para esta segunda-feira (2) é de muitas nuvens no oeste e central potiguar, Borborema, agreste paraibano, agreste pernambucano, sertão e agreste alagoano e Sergipe. O mesmo acontece no nordeste, sul, centro-sul e extremo oeste baiano, sudoeste e norte piauiense, sul, centro e leste maranhense, noroeste e norte cearense e Jaguaribe. Possibilidade de chuva no noroeste e norte cearense, oeste e leste potiguar, mata paraibana, mata pernambucana, leste alagoano, leste sergipano e nordeste baiano. Nas outras regiões do Maranhão e sul baiano, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas. Nas demais áreas do Nordeste, céu com poucas nuvens. A temperatura mínima para a região fica em torno dos 16ºC, e a máxima prevista é de 37ºC. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 100%.
Região Norte: Chuva continua em grande parte do Norte nesta segunda-feira (2), muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas e trovoadas em todos os estados do Norte, exceto na região oriental do Tocantins, onde o céu fica com muitas nuvens, mas sem chuva. No ocidental do Tocantins, muitas nuvens com possibilidade de chuva. A temperatura mínima fica em torno dos 19ºC, e a máxima pode chegar aos 35ºC. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 95%.
Fonte: METSUL Meteorologia e Instituto Nacional de Meteorologia.