Grupo vocal “Coro e Osso” abre as atrações da programação em homenagem Dia Nacional da Consciência Negra

Mensagem do TSE reforça que é crime qualquer forma de coação a trabalhadores para votar em candidatos
27 de outubro de 2022
Palmeiras vence Boca Juniors e conquista inédita CONMEBOL Libertadores
28 de outubro de 2022
Exibir todos

Grupo vocal “Coro e Osso” abre as atrações da programação em homenagem Dia Nacional da Consciência Negra

Foto: Divulgação

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Matão inicia a programação especial das festividades de fim de ano. Com um roteiro de eventos artísticos diversificado em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro, o departamento de Cultura abre o calendário do próximo mês, com o recital “Cantares” do grupo vocal matonense “Coro e Osso”. A primeira apresentação será no dia 04 e novembro, às 20h00, na Casa da Cultura. O ingresso deve ser retirado antecipadamente no local com a troca de 1kg de alimento não perecível.

Com 32 anos de história, o “Coro e Osso” volta aos palcos de Matão após uma longa temporada de reclusão devido à pandemia da Covid-19. Além da referência à cultura brasileira, “Cantares” ressoa como uma celebração à vida, e ecoa a constante busca de superação da dor e da tristeza, por meio do canto irmanado, coletivo e de amor. Seu repertório é voltado ao cancioneiro brasileiro com canções de Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Dona Ivone Lara, Caetano Veloso e outros.

Outras apresentações do grupo também compõem a agenda cultural de Matão, sendo elas nas seguintes datas: 06 de novembro, às 20h00, na Capela do Distrito de São Lourenço do Turvo; 08 de novembro, às 19h30, na Escola “EMEF. Benta Maria Ragassi Scutti”, o CAIC (para alunos o EJA); e dia 11 de novembro, às 20h00, no Instituto Municipal Matonense de Ensino Superior (IMMES). Para todas as datas o público poderá contribuir com a doação de alimentos que posteriormente são repassados ao Fundo Social de Solidariedade de Matão.

Dentro da agenda cultural ainda estão previstas variadas atividades em homenagem e reconhecimento à luta e a história do negro no Brasil. O Dia da Consciência Negra é uma data que também faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, uma das principais lideranças e símbolo de resistência e força contra a escravidão.

Confira a programa completa:

Oficinas

“Netos de Bandin – Grupo Cultural de Guiné-Bissau”

As oficinas de dança e percussão serão abordadas à luz das etnias Bijagos, Pepel e Feiupe, mostrando toda a plástica corporal e a rítmica africana, dentro de cânticos e chamamentos que retratam a cultura local guineense e suas tradições.

Dia 09.11 – às 18h00
Local: Casa PIPA

Dia 10.11 – às 9h00 e às 14h00 – vivências com grupos do Projeto Pequeno Cidadão Paraíso e Vila Pereira
Local: Casa a Cultura

Exposição

Chico Gabozzo

Dia 11.11 (abertura) – às 19h30
Visitação de 14.11 a 02.12 (segunda a sexta, das 8h às 17h)
Local: Casa da Cultural
Apresentação musical de Elio Floriano.

Fórum da Consciência Negra

CIRCUITO SP

“Saias – dançando, cantando e expressando a força do feminino nas manifestações afro-brasileiras”
Idealização: Nil Sena e Renata Oliveira

Através de um mergulho e investigação nas manifestações populares brasileiras – danças, cantos e toques – sobretudo o Maracatu, Jongo, Simbologia dos Orixás, Coco de Alagoas, Ijexá, Lundu Colonial, Samba de Roda e Ciranda. Dentro de cada manifestação trabalhada, a figura da mulher surge com a força e potência das rezadeiras, trabalhadoras rurais, lavadeiras e das dançadeiras, como que a indagar: “ATÉ ONDE SOU SAGRADA? ATÉ ONDE SOU PROFANA?”, trabalhando em cena o corpo feminino no limiar de sua essência: A Deusa que, em seu alto de existência, desdobra-se em movimentos. O espetáculo estreado em 2018, foi contemplado em editais, tem se apresentado em unidades do Sesc e está em Circulação pelo interior paulista pelo Edital SESI/SP – Viagem Teatral.

Dia 19.11 – às 16h00
Local: CEU das Artes

Fotos – “Negros de Matão”
Encontro com manifestações populares de tradição da cultura negra e fixação de painel com imagens de acervo da Comunidade Negra Matonense, do repórter e fotógrafo Sérgio Sabará.

Dia 20.11- às 16h
Local: Praça da Abolição

participação: “Batucada na Geral” e “Grupo Sou Eu, Caboclo”.

Roda de Conversa

“Tudo nela é de amar: a escrita de Luciene Nascimento e a significação da jornada da mulher negra”

Roda de conversa com a autora Luciene Nascimento acerca de seu livro “Tudo nela e de se amar”; debatendo seu processo criativo e os processos de identidade, reconhecimento, autoestima e valorização da pessoa negra.

Dia 21.11 – às 19h30
Local: Casa da Cultura
participação: Grupo de Leitura Ubuntu (IFSP) e Biblioteca Municipal.

“Religião de matriz africana”
Pai Jeferson de Oyá

Dia 22.11 – às 19h30
Local: Casa da Cultura

“Quem quer ouvir piano?” – PAESA
Recital com o pianista Pedro Paulo de Avelino, professor do Programa TEIA, nos pontos municipais de Cultura.

Dia 23.11 – às 19h30
Local: Casa da Cultura

Feira “Empreendedorismo negro”

Dia 22.11 – às 19h30
Local: Casa da Cultura

Projeto Sexta Básica

“Dança! Sentimentos e Movimento”

Com Cleia Alves Studio e convidadas: Espaço Artístico Tatiane Rabachini (Itápolis) e Maah Cayres Studio de Dança (Araraquara).

Apresentações de dança do ventre.

Dia 25.11 – às 20h
Local: Casa da Cultural

Barda

No show “Para sempre Elza”, Iuna interpreta alguns sucessos marcados na voz de Elza Soares, acompanhada do violão de Fabiano Marchesini. O show nasce para reafirmar a trajetória de mais de 60 anos de carreira de uma das maiores intérpretes da cultura popular brasileira.
Ingresso: R$20,00 (pelo whatsapp 16 35062323)

  • Dj Thigor Gharda e serviço de bar

Dia 26.11 – a partir das 20h30
Local: Casa PIPA

Deixe uma resposta