Hospital Carlos Fernando Malzoni celebra mês de agosto

Eólicas offshore podem ajudar a enfrentar mudanças climáticas
8 de agosto de 2023
Programa Escola Sustentável é implantado no CAJU
8 de agosto de 2023
Exibir todos

Hospital Carlos Fernando Malzoni celebra mês de agosto

Instituição destaca a importância do aleitamento materno


O mês de agosto, além de ser dedicação a Não Violência contra Mulher (agosto Lilás) é também denominado como Agosto Dourado, que visa intensificar ações de apoio e conscientização relacionadas ao aleitamento materno.
Nesse contexto, o Hospital Carlos Fernando Malzoni também está engajado.
De acordo com a médica pediatra do HCFM, Dra. Thaís Boy, “o Agosto Dourado faz uma alusão ao leite materno como sendo padrão-ouro na alimentação da criança, por se tratar do alimento mais completo que se pode oferecer a uma criança, principalmente entre zero e dois anos”, explica.
O leite humano é considerado alimento insubstituível para o bebê. A pediatra reiterou que o leite humano contém todos os nutrientes que a criança precisa consumir nesse período de vida, pois ele ajuda a desenvolver o seu sistema imunológico. Outro destaque importante é que o ato de sugar também influencia o desenvolvimento correto da arcada dentária, da musculatura da boca e da face.
Segundo Thaís, “vários estudos indicam que crianças que amamentam têm diminuídas em mais de 50% as chances de serem afetadas por infecções respiratórias, gripes, pneumonias, reduz em média mais de 70% a chance de terem diarreia, assim como a chance de a criança desenvolver hipertensão e diabetes no futuro; e ainda na parte de desenvolvimento cerebral, há uma diferença considerável entre as crianças que foram amamentadas”.
Pesquisas também mostram que amamentar faz bem para a saúde das mães, e diminui as chances dessas mulheres desenvolverem câncer de mama ou de ovário.
Aproveitando o Agosto Dourado, o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ busca trazer novas doadoras de leite humano para abastecer seu estoque, que atende aos recém-nascidos prematuros internados na UTI Neo Natal do HCFM. Esse leite coletado é doado por mulheres saudáveis e que não estejam tomando nenhum medicamento que possa interferir na amamentação.
É importante esclarecer que a mulher que doa leite não compromete a alimentação do próprio bebê, porque a produção de leite depende do esvaziamento da mama e, dessa forma, quanto mais a mulher amamenta, mais leite produz.
O Posto de Coleta do Hospital oferece toda assistência e orientação para quem desejar se tornar doadora de leite humano. A colaboradora do Posto vai semanalmente aos domicílios das doadoras para recolher os frascos contendo o leite in natura, que fica armazenado num freezer, até ser enviado para o Banco de Leite de Ribeirão Preto, onde é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes retornar ao Hospital de Matão para ser ofertado aos recém-nascidos.
De acordo com Denise Minelli, superintendente do Hospital de Matão, “o nosso Posto de Leite sempre está precisando de novas doadoras de leite humano. Por isso, pedimos a todas as mães que estejam em fase de amamentação para que procurem o nosso Posto para fazerem doação desse alimento sagrado. Essa doação poderá aliviar as preocupações de muitas mamães que têm seus filhos internados em nosso Hospital”.
O Posto de Coleta de Leite Humano do HCFM está disponível para agendamento de visitas pelo telefone 3383-2500 (Ramal 2133), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h. Ele fica situado na Rua Brasília, nº 626, defronte à recepção principal do Hospital Carlos Fernando Malzoni.
FONTE: AIHCFM

Deixe uma resposta