Ação deve atender à demanda reprimida provocada durante a pandemia
O Hospital Carlos Fernando Malzoni estuda um caminho para ampliar a quantidade mensal de cirurgias cardíacas pelo SUS. No dia 29 de março de 2023 houve uma importante reunião envolvendo a superintendente do HCFM Denise Minelli, gestores, e o Dr. João Carlos Leal, cirurgião cardiovascular responsável técnico pelas cirurgias cardíacas realizadas no Hospital de Matão. Dr. João é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, e atua no Instituto Cirurgia Cardíaca e Doenças da Aorta e do Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto.
O assunto tratado foi o aumento de cirurgias cardíacas por mês, para Matão e região. Foram discutidas estratégias, baseadas nas resoluções do Ministério da Saúde, dentro do programa QualiSUS Cardio, que é o programa que monitora a qualidade da assistência cardiovascular no SUS, relacionadas à cirurgia cardiovascular.
De acordo com Denise, “essa reunião foi muito proveitosa, temos uma demanda reprimida, principalmente por conta da pandemia, e pretendemos, em breve, diminuir essa fila. Temos uma equipe de excelência comandada pelo Dr. João Leal e Dr. Rodolfo Wichtendahl Estenssoro, o que nos dá muita segurança relacionada às cirurgias cardiovasculares, e ainda por termos uma UTI de alto nível, comandada pelo Dr. Flavio Borsetti, que garante um bom pós-operatório, fundamental para o sucesso do procedimento.”
Fonte: HCFM