Temperaturas devem subir por causa do fenômeno El Niño, que pode provocar um inverno com temperaturas um pouco acima da média.
Na quarta-feira, 21 de junho, (21) começa oficialmente a estação mais fria do ano, o inverno. A astronomia ensina que a mudança na direção dos raios reduz a incidência do Sol. Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o caminho que o Sol faz no céu é mais baixo e por isso temos uma temperatura mais fria, porque os raios solares não estão incidindo diretamente no nosso hemisfério.
Este inverno será marcado pelo tempo seco e quente. A informação é do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O órgão salienta que há a previsão de que as temperaturas subam por causa do fenômeno El Niño.
A consequência disso, segundo o instituto, é um inverno com temperaturas um pouco acima da média, principalmente na região central do Brasil. O El Niño ocorre quando as temperaturas da superfície do Oceano Pacífico ficam acima do normal.
O instituto faz um alerta de que o aumento das temperaturas no período seco pode aumentar o risco de queimadas, principalmente nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste.