Dia do Amigo, dia de Tereza de Benguela e diversas manifestações culturais e de saúde fazem parte do mês de julho
Mês de julho chegou e com ele, recesso, férias, pausa e até mesmo um gostinho de sabor de liberdade , em especial para estudantes. Julho é um mês que não tem feriado nacional, exceção apenas para os moradores de São Paulo que celebram como feriado o dia 9 de julho; data alusiva a Revolução Constitucionalista de 1932, um movimento armado que ocorreu há exatos 90 anos, e que durou três meses. Este ano, a data cai num sábado.
Julho também tem espírito histórico. Outro feriado estadual é no dia 2 de julho para os baianos, que para eles a data é conhecida como “Independência da Bahia”, pois marca a expulsão de portugueses, o que ajudou a consolidar a independência brasileira. Outra data de julho que os livros de história registram é o dia 5, do Movimento Tenentista que ficou conhecido como 18 do Forte. De repente, as férias podem inspirar visitas à cidades brasileiras que respiram tantas histórias e até mesmo museus. Uma outra data que vale recordar é o dia 13, que neste ano se completam 60 anos da aprovação do 13º Salário como direito trabalhista dos brasileiros.
Amigos
Já no dia 20 de julho não é feriado, mas é considerado um dia especial, pois as pessoas se telefonam, mandam mensagens e se cumprimentam para celebrar o Dia do Amigo.
A mesma data celebra o aniversário de nascimento do Pai da Aviação, o brasileiro Alberto Santos Dumont. Ele nasceu em 1873 e e morreu no dia 23 de julho de 1932, quando tinha 59 anos de idade.
Projeto efemérides
As datas de julho de 2022 são alguns dos 141 fatos históricos, datas comemorativas e feriados selecionados pelo Projeto Efemérides, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O Projeto Efemérides traz temas relacionados à história, cultura, ciência, a personalidades, sempre ressaltando as datas nacionais e regionais. Ele foi criado com o objetivo de oferecer mais um serviço para as áreas produtoras de conteúdo por meio de sugestões de pautas para matérias jornalísticas. A equipe da Gerência de Acervo atende aos pedidos de pesquisa: basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br .
O mês de julho é riquíssimo em datas comemorativas que remetem à cultura, à movimentos socioculturais, esportes, direitos humanos, ciência, saúde, agricultura, ativismo, dentre outros.
Todas as datas comemorativas são importantes e merecem ser consultadas . Destaca-se aqui o dia 25 de julho que marca o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha – a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas, junto a ONU, lutou para o reconhecimento desta data e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. No Brasil, foi instituído por meio da Lei nº 12.987, o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das principais mulheres, símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização.