A origem da laranja é asiática, com sua história tendo início na Índia. Ela é cultivada há mais de 2.000 a.C.
A laranjeira era considerada uma árvore dotada de características extraordinárias. Em várias culturas, os seus frutos foram conhecidos como “maçãs do paraíso”. É possível ver em pinturas antigas os frutos da “Árvore da Ciência” representados por laranjas.
Rica em vitaminas, a laranja ajuda a prevenir doenças e atua em diferentes partes do corpo, como nos sistemas digestivo e imunológico. Veja os principais benefícios da laranja para a saúde:
O Brasil é o maior exportador e produtor mundial de laranja. A área total de plantio é estimada em 800 mil hectares. Estima-se que, de cada cinco copos de suco consumidos no mundo, três sejam produzidos no Brasil, que detém 50% da produção mundial, exporta 98% do que produz e detém 85% de participação no mercado global.
O estado de São Paulo é o maior produtor, respondendo por 53% do total produzido no Brasil. E é de lá que vem quem hoje nos apresenta esta série, a produtora e responsável técnica Fabiana Simoneti, que juntamente com seus irmãos das fazendas Grupo Simonetti Citrus — em Aguaí, no estado de São Paulo, e Minduri e Cruzília, em Minas Gerais — são responsáveis pela 4° geração na produção de laranjas da sua família.
“Encanta em saber que dali colheremos frutos que levam o nome de uma cidade, país e história de pessoas que estarão vendo a evolução de todo esse processo acontecer. É saber que em cada copo de suco de laranja tem uma história fantástica por trás, desde o plantio, todos os cuidados, colheita e industrialização”, conta a apaixonada Fabiana.
Realmente um cultivo que nos traz orgulho e, por ser a rainha das frutas brasileiras, a laranja e todos seus produtores, que garantem o topo do ranking, com certeza merecem todo o nosso reconhecimento!
PARABÉNS, citricultores e obrigada pelo excelente trabalho realizado em nossa pátria amada!
Fonte: Agrishow / Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata