Legislativo homenageia mulheres na luta pelos direitos da comunidade negra

EcoNoroeste será a primeira concessionária a implantar sistema Free Flow no Estado de São Paulo
23 de maio de 2024
Presidente Lula anuncia R$ 143 milhões em prevenção a enchentes em Araraquara (SP)
24 de maio de 2024
Exibir todos

Legislativo homenageia mulheres na luta pelos direitos da comunidade negra

Outorga da medalha José do Patrocínio marca os 136 anos da abolição

Em uma solenidade marcada pela reflexão sobre os 136 anos da abolição da escravidão no Brasil, o legislativo matonense prestou homenagem a mulheres que têm sido protagonistas na luta pelos direitos da comunidade negra, com a outorga da medalha José do Patrocínio, que ocorreu nesta sexta-feira, 21 de maio.
A Medalha José do Patrocínio é uma honraria destinada a reconhecer e valorizar personalidades que se destacam na defesa dos direitos humanos, especialmente no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial, uma vez que José Carlos do Patrocínio (1853-1905), jornalista, orador, poeta e romancista brasileiro, destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país.
Este ano, a homenagem foi direcionada a quatro mulheres cujas vidas são um exemplo de ativismo, educação, cultura e militância:
Estela Farias Teixeira, matonense, formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pós-graduação em Africanidades e Cultura Afro-brasileira. Atua como membro do Coletivo Terezas, da ONG Ocara, e membro titular do Conselho Municipal da Juventude de Matão (COMJUVEM). Estela é a bibliotecária responsável pela Coordenação da Biblioteca Pública Municipal Profa. Maria de Lourdes Lian.
Liliane Felix Lemos Vicente, nascida em Araraquara, mas sempre viveu na cidade de Matão. Formada em Tecnologia em Produção pela Faculdade Fatec e em Pedagogia pela Universidade São João Del-Rei. Possui especializações em Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento, e atualmente está cursando Neuropsicopedagogia. Liliane é professora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Marcia Rosa, criada no orfanato Edo Mariani, trabalha como cozinheira em uma escola da rede municipal e é conhecida na cidade por sua alegria, amor pela vida e generosidade.
Sueli Victalino, nascida na cidade de Fernandópolis, em uma família de 12 irmãos, mas reside em Matão há mais de 50 anos. Começou a trabalhar muito jovem e tem uma trajetória marcada pelo cuidado e dedicação, inicialmente como cuidadora de crianças e doméstica.
A cerimônia foi presidida pelo vice-presidente, vereador Robinho Ramos, que parabenizou as homenageadas e destacou a importância das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O evento contou com a presença de Gregório Luiz Anaconi, Gerente de Convênios, representando o prefeito Cido Ferrari; Lucinéia Domingues Zanon, Presidente do NAF (Núcleo Assistencial à Família); Sérgio Floriano e Sérgio Figueira (Sabará), representantes do Centro de União da Comunidade Negra de Matão e do Projeto Negritude Matão, além da vereadora Ana Mondini, vereadores Davison Sensei, Policial Carmo e Dr. Luiz Pelanca, demais líderes comunitários, representantes de organizações da sociedade civil e membros da comunidade.

Deixe uma resposta