O livro “Entre Versos e Identidade” é fruto dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Terroá na cidade de Matão no período da pandemia
A Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’, recebeu na última quarta-feira (04), o lançamento do livro ‘Entre versos e identidade’, que traz poesias inéditas e autorais de jovens que participaram dos projetos “Qual sua Responsa?” e “Parlamento Jovem”, ambos coordenados e realizados pelo Instituto Terroá. Vale reforçar que estes projetos fazem parte do Programa Cidadania, que tem como uma das empresas apoiadoras, a empresa matonense, Citrosuco, além do Instituto Votorantim.
Fizeram o uso da palavra, a especialista em Responsabilidade Social da Citrosuco, Margareth Ribeiro da Silva (Margô), o Educador Social e Assistente de Projetos do Instituto Terroá, Murillo Pinotti, o educador do projeto “Qual sua Responsa?”, Flávio Rodrigues da Silva (Preto), o Diretor de Divisão de Cultura, Juliano Jacopini, a Gestora de Programas do Instituto Votorantim, Thamara Coelho e o Coordenador de Projetos do Instituto Terroá, Leonel Arruda.
Durante a solenidade de lançamento, alguns jovens dos projetos declamaram as suas poesias e fizeram que o público presente tivesse momentos de reflexão e principalmente a valorização da cultura poética.
Recitaram as suas poesias, os jovens do “Qual sua Responsa?”, Diogo Gabriel Benedicto, Karime Ramos Marcondes de Souza, Emillym Oliveira, Mariana Marquioni da Rocha, que também compõe a Comissão do Parlamento Jovem de Matão, a participante da primeira edição do Parlamento Jovem de Matão, Gabrielli Lima. Vale destacar que o livro conta com poesias de jovens das cidades de Matão, Itapecerica da Serra (SP), São Félix (BA) e do Piauí.
“Qual é sua Responsa?”
O projeto “Qual é sua responsa?” é uma iniciativa do Instituto Terroá, desenvolvida com o apoio da Citrosuco e do Instituto Votorantim. O projeto, realizado pela primeira vez no Município de Matão – SP, tem como objetivo geral o desenvolvimento da cidadania e da cultura democrática.
No ano de 2020, o projeto “Qual Sua Responsa?” foi uma das iniciativas que integraram o Lab Cidadania, uma experiência piloto, realizada em Matão e outros quatro municípios no país, com o apoio do Instituto Votorantim. Em 2021, o Lab Cidadania foi renomeado “Programa Cidadania”. Devido a pandemia, os encontros de 2021/2022 foram realizados no formato virtual, e só depois do avanço da campanha de vacinação e dos decretos de flexibilização, que os encontros começaram ser no formato presencial.