Na oportunidade ele abordou o tema “A Voz Cantada – cuidados e saúde”.
A linguagem musical no processo de ensino se apresenta como uma ferramenta instrumental metodológica e pedagógica de significativa importância, pois além de ser um processo de desenvolvimento para um aluno na construção do conhecimento musical com o objetivo de despertar e desenvolver o gosto musical contribui ainda para sua capacidade de criação e expressão artística e vai além. Ela favorece as crianças, jovens e adultos o conhecimento, permitindo avanços no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo, bem como traz a sua natureza e caráter, a interdisciplinaridade com a qual se dinamiza todo o processo de ensino-aprendizagem.
Ao longo da história, pessoas do mundo todo têm cantado e se encantado com os elementos musicais, criando e tocando antigos e novos instrumentos, usando a música como uma forma de expressão que apresenta ideias, costumes, sentimentos e condutas sociais.
Nesse contexto, o Maestro Danilo Gomez vem se apresentando nas escolas de Matão, ora com a proposta da Orquestra Jovem de Matão, ora com propostas sobre o Canto Coral, e, ainda, com outras possibilidades sobre a música e o cantar. Na última semana de setembro, pautado em uma proposta didática pedagógica, o Maestro Danilo Gomez esteve na EE Profº Henrique Morato, quando abordou o tema: “A Voz Cantada – cuidados e saúde”.
Na oportunidade, o maestro desenvolveu exercícios de respiração, apoio diafragmático, vocalizes para aquecimento vocal e também se apresentou para os alunos com uma das canções napolitana mais famosa composta por Eduardo di Cápua, Eduardo Mazzuchi e com letra de Giovanni Capurro “o Sole Mio” (Meu Sol).
De acordo com Danilo Gomez a música é uma linguagem universal. “Tudo o que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios, como os sons que nos cercam, são expressões da vida, da energia, do universo em movimento e indicam situações, ambientes, paisagens sonoras: a natureza, os animais, os seres humanos traduzem sua presença, integrando-se ao todo orgânico e vivo deste planeta. Saliento que a música é um elemento sempre presente na cultura humana, e, sobretudo, nos faz muito bem”, explica ele.
Vale destacar que para o Maestro Danilo Gomez essa dinâmica foi muito oportuna, uma vez que foi possível levar aos alunos um pouco de vivencias diferenciadas do cotidiano escolar. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade. “Falar sobre musica e suas áreas é sempre gratificante”, finaliza.