A campanha também marca o Dia Internacional e o Dia Nacional da Pessoa Idosa, que são comemorados neste dia 1º de outubro.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em parceria com a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), lançou no domingo, dia 1º de outubro, a campanha “Envelhecer é o Nosso Futuro” para promover os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e os dias Internacional e Nacional da Pessoa Idosa.
O objetivo é dar visibilidade – por meio de cards, vídeos nas redes sociais e reportagens especiais , que mostram ações voltadas para essa parcela da população.
As peças informam sobre o Estatuto do Idoso e os direitos desse público. Uma das divulgações é a edição comemorativa do Estatuto, que foi atualizado e está sendo publicado em formato digital com acesso a toda população.
Para o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, em 20 anos de vigência, o Estatuto do Idoso permitiu que mais pessoas pudessem envelhecer com mais saúde e tranquilidade.
Para o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa Alexandre da Silva, ainda que a campanha é uma oportunidade de chamar atenção da sociedade para compreender novas perspectivas do envelhecimento, tais como o resgate da ancestralidade, a compreensão das demandas desse público e das novas relações de trabalho de pessoas de várias gerações.
De acordo com o secretário , ao longo dos 20 anos do Estatuto o Brasil permitiu que mais pessoas pudessem envelhecer com mais saúde e tranquilidade. Segundo Alexandre da Silva é há um aumento substancial da presença de pessoas idosas na composição da sociedade civil , e isso traz a a possibilidade de entender que as políticas públicas vigentes foram capazes de garantir saúde, assistência social e participação para que muitas pessoas pudessem envelhecer.
Data histórica
Além de ser reconhecido como data da sanção do Estatuto da Pessoa Idosa pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante seu primeiro mandato em 2003, o 1º de outubro também marca o Dia Nacional da Pessoa Idosa e o Dia Internacional da Pessoa Idosa, após decisão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1990.