Portaria publicada na segunda (30) traz regras, prazos e valores. Inscrições podem ser feitas até o dia 11 de dezembro de 2023
Estão abertas as inscrições para a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB)*. O anúncio é da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que reforçou que a partir de 31 de outubro, estados, municípios, Distrito Federal e consórcios públicos intermunicipais podem cadastrar seus planos de ação com o objetivo de solicitar os recursos da Política Nacional Aldir Blanc. O prazo vai até 11 de dezembro de 2023 e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Transferegov.
A maior iniciativa voltada ao setor cultural do Brasil irá repassar, até 2027, R$ 15 bilhões aos entes federativos. De acordo com Marcio Tavares, secretario-Executivo do MinC , serão repassados R$ 3 bilhões para atender todos os estados e municípios.
Diretrizes
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda (30), a portaria Nº 80, de 27 de outubro de 2023, traz os valores que serão repassados a estados, municípios e Distrito Federal. Também estabelece diretrizes complementares para solicitação e aplicação de recursos da Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, incluindo regras e prazos.
O plano de ação deve conter os dados básicos e a lista de metas e ações relacionadas à execução dos valores. É necessário incluir ainda o órgão ou fundo de cultura responsável pela gestão dos recursos da PNAB.
Os municípios poderão optar por executar o montante por meio de consórcio público intermunicipal. Porém, cada um deles deverá cadastrar seu plano de ação individual, com a anuência dos prefeitos.
Os planos serão analisados pelo MinC, podendo ser aprovados ou colocados em complementação para que os entes federativos promovam eventuais adequações, observando, sob pena de reprovação, os prazos e condições divulgados pelo Ministério.
Os valores serão distribuídos, segundo os critérios estabelecidos pela Lei, com os seguintes percentuais: