Lula e Bolsonaro continuam protagonizando pesquisas de intenção de voto para presidente, mostra última pesquisa PoderData
Na noite de ontem (27/10), foram divulgados novos resultados da pesquisa PoderData, empresa de pesquisas ligada ao site jornalístico Poder360.
Com dados coletados entre os dias 25 e 27/10, a pesquisa mostrou os efeitos da “volta” de Sergio Moro ao cenário eleitoral.
Ainda sem partido, mas já com filiação acertada ao Podemos, Moro pontuou 8% das intenções de voto para presidente em cenário com João Doria (PSDB). Neste cenário, o ex-juiz figura em terceiro lugar, à frente de Ciro Gomes, que marcou 5%.
No segundo cenário, quando o candidato do PSDB testado passa a ser Eduardo Leite, Moro empata com Ciro Gomes em 7%, ambos à frente de Luiz Henrique Mandetta (DEM), que pontou 4%.
Os resultados mostram a continuidade de uma embolada terceira via, espaço que tenta ser preenchido por nomes como Ciro Gomes (PDT), Sergio Moro (sem partido), Mandetta (DEM) e José Luiz Datena (PSL).
Mandetta e Datena estão filiados a partidos que recentemente passaram por processo de fusão. A fusão do DEM e do PSL, quando oficializada pela Justiça Eleitoral, originará o partido União Brasil.
Já no PSDB, disputa interna irá decidir se o partido lançará candidatura presidencial do atual governador paulista, João Doria, ou do atual governador gaúcho, Eduardo Leite (Arthur Virgílio também disputa a indicação do partido para o pleito de 2022).
É praticamente consenso no noticiário político que Moro deve se filiar ao Podemos nos próximos dias. Contudo, de acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, lideranças avaliam também o lançamento de uma candidatura de Moro ao Senado, em vez da pretendida candidatura presidencial do ex-juiz.
Enquanto a terceira via continua indefinida, Lula (PT) e Bolsonaro, ainda sem partido, continuam protagonizando a disputa presidencial de 2022. A pesquisa PoderData, realizada no mesmo período em que foi aprovado o relatório final da CPI da Covid-19, mostrou que o fim dos trabalhos da CPI não impactou o percentual de intenção de votos de Bolsonaro que, ao contrário, cresceu na pesquisa PoderData.
Lula, que em outra pesquisa do mesmo instituto chegou a ter 25 pontos de vantagem sobre o atual Chefe do Poder Executivo no segundo turno, aparece agora com vantagem menor. Segundo a última pesquisa PoderData, Lula pontou 52% e Bolsonaro 37%.
A margem de erro das pesquisas mencionadas é de 2 pontos percentuais. Confira os percentuais dos demais candidatos no site Poder360.
Texto: Victor Gandin
Leia também: DEM e PSL avançam em processo de fusão partidária