Caso ocorreu na linha 3 –Vermelha, no metro em São Paulo
Uma mulher foi retirada de um vagão do metrô de São Paulo após comentários homofóbicos contra um casal .
O Fato
O caso ocorreu em um vagão da linha 3-Vermelha na semana passada, dia 9. Segundo relato de testemunhas, a mulher disse que as vítimas deveriam “ler a bíblia”. ma das vítimas chamou o segurança do Metrô, que conduziu todos até a delegacia. Pessoas que estavam no vagão se manifestaram a favor da vítima e comemoraram quando ela foi retirada do trem .
Testemunhas relataram que a mulher dizia : “ Eu tô ensinando vocês. Tô mandando vocês pararem. Leiam a bíblia. Comprem uma bíblia e leiam. Estou dando um conselho para vocês, como se fosse uma mãe. Se eu fosse [louca] eu matava vocês. Matava um monte por aí”.
Segundo uma testemunha, além de apelar para a religião, a mulher ordenou que eles não se abraçassem em público. A testemunha disse que ouviu um burburinho e quando se deu conta, viu que havia uma senhora “atacando” verbalmente um casal que dizia para o casal que eles deveriam parar de estar abraçados e comprar uma bíblia para ler.
O Metrô de São Paulo confirmou a ocorrência. Segundo o órgão, as vítimas foram levadas até a Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano) para esclarecimento dos fatos, mas, no local, não formalizaram uma queixa.
Vale destacar que homofobia é crime. A Lei 10.948/2001, artigo 20 prevê pena de um a três anos de reclusão e multa para quem incorrer nessa conduta. Há, ainda, a possibilidade de enquadrar uma ofensa homofóbica como injúria, segundo o artigo 140, §3º do CP.
Eliana Saraiva com informações da Uol Noticias