“Mulher que respira a música”, professora Silvia Martins é condecorada na Alesp

Proteção para as mulheres: entenda como funciona o monitoramento com tornozeleira para agressores
15 de abril de 2024
Município de Matão recebeu R$ 3,8 milhões de ISSQN da EcoNoroeste
15 de abril de 2024
Exibir todos

“Mulher que respira a música”, professora Silvia Martins é condecorada na Alesp

Foto: ALESP

Homenageada coordena a Banda Marcial Chiquinha Gonzaga, projeto pedagógico que há 21 anos oferece aulas de música a estudantes de Araraquara, no Interior de São Paulo

Com um show à parte da Banda Marcial Chiquinha Gonzaga (BMCG), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo concedeu, nesta sexta-feira (12), o Colar de Honra ao Mérito Legislativo a Silvia Regina Martins, coordenadora musical do projeto pedagógico, criado em 2003 na cidade de Araraquara, a 270 quilômetros da Capital paulista. A cerimônia foi promovida pela deputada Thainara Faria (PT).

Professora da Escola Municipal Henrique Scabello – berço da banda -, com licenciatura em educação musical, Silvia assumiu a coordenação em 2013, o que evitou o fim definitivo da banda e das aulas de música ministradas para estudantes na faixa dos 10 aos 28 anos de idade, incluindo ex-alunos.

Na entrega do Colar, a coordenadora da BMCG, definida como “uma mulher que respira música”, decidiu compartilhar a honraria da Alesp com os 60 integrantes que fazem parte da Chiquinha Gonzaga na atualidade.

“Esse momento é mágico e muito significativo na vida desses meninos e meninas, ter esse reconhecimento por meio da arte e da cultura”, declarou Silvia. “Isso aqui [o Colar] não é meu. É de cada um, cada uma de vocês, pelo esforço, pelas lutas e pelas dificuldades que vencem a cada dia, a cada ensaio, em casa, na vida, na escola”, completou a coordenadora sem conter as lágrimas.

Maestro da Banda Marcial Chiquinha Gonzaga há 10 anos, Luizinho Silva, que ajudou Silvia no reerguimento do conjunto, endossou o valor social do projeto. “Eu sou fruto dessa política pública e social. A arte salva. A forma mais linda de se viver é viver fazendo arte”, salientou.

Homenagem

Proponente da homenagem, a deputada estadual Thainara Faria (PT), que também é de Araraquara, ressaltou que a arte tem o poder de transformar a sociedade “ao promover as potencialidades do outro”. Ela ainda destacou a diversidade cultural paulista, ao comentar a exibição de posição instrumental e coreográfica da banda araraquarense na Alesp.

“A gente tem potencialidades culturais e artísticas em todas as regiões do estado, como esses jovens que estão promovendo arte e cultura no Interior de São Paulo”, disse a parlamentar.

A Sessão Solene ainda foi prestigiada por lideranças políticas e gestores ligados à educação em Araraquara, como Alzira Cristina Gonçalves e Josmar Brandão Coutinho.

Fonte: ALESP

Deixe uma resposta