Portões fecham as 13h00. Fique atento
O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ocorre neste domingo , 28 de novembro. Os inscritos terão cinco horas para solucionar questões relacionadas às ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. O gabarito das provas objetivas deverá ser divulgado até o dia 1º de dezembro, na página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já as notas finais ainda não têm data definida.
Vale destacar que as versões impressa e digital estão sendo aplicadas nas mesmas datas e têm perguntas iguais. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa é uma forma de ganhar tempo na elaboração dos cadernos de questões.
Os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas (horário de Brasília). Como não há redação neste segundo dia, serão cinco horas para responder às 90 questões e o exame termina às 18h30min, sendo:
12h: abertura dos portões
13h: fechamento dos portões
13h30min: previsão para o início do segundo dia de prova
15h30min: saída sem o caderno de questões
18h: saída com o caderno de questões
18h30min: previsão para o término do segundo dia de prova
O segundo dia de maratona de provas do Enem conta com as disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões (sendo cinco questões de língua estrangeira), Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões; Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões; Matemática e suas Tecnologias: 45 questões.
O tempo mínimo de permanência na sala é de duas horas após o início da aplicação dos testes. Ou seja, os participantes serão liberados a partir das 15h30min. Entretanto, para levar o caderno de questões para casa é preciso esperar os 30 minutos finais do exame.
O Enem 2021 tem regras especiais por conta da pandemia. O uso de máscara facial é obrigatório nos locais de aplicação. Participantes que estejam com Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.
Além da máscara de proteção facial, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
É recomendado ainda que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele constam entre outras informações, o local de prova.
Para momentos como este é o controle emocional e uma revisão geral sobre os assuntos são dicas importantes para o estudante sair bem no dia da prova e garantir o ingresso no curso superior que deseja.