Honraria foi indicada pelo presidente China Calabres
Na noite de sexta-feira (24), a Câmara Municipal de Matão realizou uma sessão solene para conceder o título de Cidadão Matonense ao senhor Orlando Mengatti Filho, conhecido como Nino Mengatti. A honraria, indicada pelo presidente da Câmara, China Calabres, reconhece os inestimáveis serviços prestados por Nino à sociedade matonense.
A sessão foi presidida pelo vereador China Calabres e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vereador Dr. Luiz Pelanca, representando o prefeito municipal Aparecido Ferrari, a deputada estadual Thainara Faria, e o vereador Robinho Ramos.
“Só eu sei o quanto você está feliz com esse título. Nino Mengatti é sinônimo de vida, de luta e paixão por Matão. Sinto-me lisonjeado por ser o autor dessa honraria,” afirmou China Calabres.
A deputada Thainara Faria destacou a importância do trabalho de Nino para a defesa da democracia e sua dedicação ao bem-estar dos cidadãos. Em seu discurso, ela enalteceu as contribuições de Nino em diversas áreas, especialmente na educação.
Representando o prefeito municipal, o vereador Dr. Luiz Pelanca também discursou, elogiando Nino por seu trabalho incansável e dedicação à cidade. Pelanca ressaltou que o título de Cidadão Matonense é um reconhecimento merecido pela trajetória exemplar de Nino.
Nino Mengatti expressou sua gratidão pela honraria e reafirmou seu compromisso com a comunidade matonense. “Espero retribuir 1% da emoção que estou vivendo esta noite. Já valeu a pena ter vivido aqui, ter morado aqui,” declarou emocionado.
A solenidade contou ainda com a presença de Antônio Carlos de Mattos Santos, prefeito de Dobrada; Edinardo Esquetini, ex-vereador e ex-prefeito de Matão; Luis Fernando Petroni, Presidente do PSB Araraquara; Dr. Alex Pedrassoli, Presidente do PSB Taquaritinga; Aparecido João, representando o Conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo Dimas Ramalho; Dr. Paulo Sergio Sassi, diretor do Senai Araraquara e Matão, além de outros representantes políticos, familiares e amigos do homenageado.
Trajetória
Orlando Mengatti Filho – Nino Mengatti – nascido em 25 de maio de 1963, em Itápolis, filho do comerciante Orlando Mengatti e de Rosa Beretta Mengatti, proprietários do Bazar Santo Antônio, fonte de renda da família por muitos anos. A família mudou-se para Matão nos anos 60 para garantir uma melhor educação para seus filhos. Nino iniciou seus estudos no antigo Grupo Escolar “José Inocêncio da Costa”, e, em seguida, estudou na Escola Estadual Prof. Henrique Morato. É graduado em Gestão Pública.
Na infância, passou a frequentar os movimentos católicos na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus e tornou-se coroinha ao lado dos Padres Nelson Romão e Amador Romão, o que o influenciou a estudar no Seminário Diocesano de São Carlos de 1974 a 1981. Após esse período, ele se engajou em movimentos sociais e começou sua militância política, filiando-se ao MDB e participando de campanhas como “Diretas Já” e pela Assembleia Nacional Constituinte.
Trabalhou como Assessor Parlamentar da Câmara dos Deputados de 1991 a 2005, contribuindo para a obtenção de recursos para Matão, incluindo a construção do CAIC e melhorias na infraestrutura local.
Entre 2008 e 2016, foi secretário em várias áreas em Araraquara. Em 2017, tornou-se secretário de Educação de São Carlos, onde implementou reformas significativas, zerou o déficit de vagas escolares e organizou um concurso público para cargos educativos. Sob sua liderança, a rede municipal superou os índices do IDEB previstos para 2020.
Nino é casado com Marilia Blundi Onofre e pai de Letícia Blundi Onofre Mengatti.