Na última semana, os novos membros da diretoria (eleita em 1° de julho) visitaram os setores da Santa Casa de Araraquara, com objetivo de conhecer as particularidades de cada um. Alem disso, reuniram-se com o grupo de lideranças do hospital para apresentação de novos projetos administrativos e breve prestação de contas sobre as mudanças realizadas nos primeiros 10 dias da nova gestão.
De acordo com o diretor geral, Delorges Mano, esta será uma gestão democrática, feita com a participação de todos. “Nós estamos ouvindo à população e tomando medidas que já começaram a impactar beneficamente. E isso também está sendo feito entre os colaboradores do hospital e a sociedade. Entendemos que o melhor caminho é a comunicação” disse.
O Diretor geral falou sobre a retomada das cirurgias eletivas. “As cirurgias oftalmológicas, de pacientes que aguardavam na fila, já começaram a serem realizadas, assim, como as das especialidades de Ortopedia, Gastroenterologia, e outras. Agora é questão de tempo para que toda a demanda repreendida no período de pandemia seja atendida”, explicou.
O vice-provedor, Marcos Daniel – que responde interinamente pela provedoria do hospital até 15 de agosto, quando Jeferson Yashuda assumir o posto de provedor -, reforçou a política adotada pela nova administração, a transparência e humanização nos atendimentos. Ele anunciou o projeto ‘Diretoria Portas Abertas’, onde os colaboradores e a população poderão conversar com membros da diretoria e contribuir com sugestões de melhorias. O objetivo também é promover interação e proximidade.
O Provedor interino confirmou o aumento no quadro de funcionários, com a contratação de médicos e equipes de enfermagem para reforçar o trabalho e atender as demandas atuais. “De quando começamos, conseguimos recursos para a reabertura de oito leitos de UTI, com perspectiva de mais 10 para o próximo mês. O mesmo deve acontecer na enfermaria, com a abertura de mais 10 leitos”, afirmou.
Desafios
O provedor interino, Marcos Daniel pontuou os desafios da nova gestão, que é fortalecer a humanização dos atendimentos de alta e média complexidade aos 18 municípios referenciados na Santa Casa de Araraquara.
“A nossa prioridade é garantir os serviços a toda essa população, com quase 1 milhão de pessoas da cidade e região. Já começamos o trabalho com a captação de recursos e parcerias para garantir a sustentabilidade financeira do hospital. Tudo está sendo planejado para que seja muito bem executado, com a satisfação por parte dos funcionários e, principalmente, da população. Vale frisar que o apoio da sociedade é muito importante; só assim conseguiremos uma Santa Casa ainda mais fortalecida em seus propósitos” ,enfatizou Marcos Daniel.
Ele falou que a diretoria também pretende fortalecer a transparência na prestação de contas através do site do hospital e do contato mais próximo à imprensa. “Estamos programando o nosso primeiro encontro oficial com a imprensa, que deve se repetir a pelo menos a cada seis meses ou quando necessário. O objetivo é esclarecer dúvidas e divulgar a prestação de contas do hospital por período”, finalizou.
Fonte: Santa Casa Araraquara