‘Chapa pura’ deve contar com o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG) como candidato a vice. Cientista político, D’Ávila já foi candidato ao governo de SP e atuou em candidatura de Alckmin.
O Novo aprovou, na manhã de sábado, 30 de julho, a candidatura à Presidência do cientista político Luiz Felipe d’Avila. O deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG) é o vice-presidente na “chapa pura”. Segundo a legenda, a aprovação foi por aclamação, com votação híbrida.
A oficialização do nome de d’Avila não significa, no entanto, que ele já pode pedir votos explicitamente. Isso será permitido a partir de 16 de agosto, quando começa oficialmente o período de propaganda eleitoral.
D’Ávila foi anunciado como pré-candidato do partido depois de o ex-presidente da sigla, João Amoêdo, ter retirado a intenção de disputar o Palácio do Planalto. Em seu discursso de posse , D´Avila , ao lado da esposa , salientou a importância da educação e, em especial, o papel dos professores no processo educacional, afirmando que o processo de ensino –aprendizagem é o caminho para a democracia.
Esta é a 1ª vez que o candidato concorre em uma eleição presidencial. Em 2018, ano que o Novo estreou nas urnas, João Amoedo ficou na 5ª colocação na disputa pelo Planalto –com 2,7 milhões de votos.
Nesta eleição de 2022, sabe-se de 12 candidatos possíveis à Presidência da República. Além de Felipe d’Ávila, os seguintes pré-candidatos já foram confirmados:
Ciro Gomes (PDT);
Lula (PT);
André Janones (Avante);
Jair Bolsonaro (PL);
Leonardo Péricles (UP);
Simone Tebet (MDB);
Pablo Marçal (PROS);
Vera Lúcia – (PSTU) ;
Fonte: Partido Novo