*Por D.J. Castro – especialista em marketing e branding
Em 1997, a Apple enfrentava um momento dificílimo da sua existência, tendo chegado à beira da falência. Steve Jobs, que tinha acabado de voltar para a empresa, resolveu resgatar a sua essência e lançou a campanha Think Different (Pense Diferente). Um grande manifesto para os malucos, os rebeldes e os desajustados – as pessoas que não se adaptam ao status quo, as que fazem diferente.
Esse foi o início da virada da Apple, da beira da falência para a maior empresa de tecnologia de todos os tempos. O resgate da essência da marca fez ela se conectar com o sucesso.
Há 25 anos, era praticamente impossível acreditar que hoje estaríamos utilizando smartphones com alto poder de processamento. Que a maioria das pessoas do planeta teria acesso a uma rede de computadores em tempo real, ou que seria possível fazer fotos digitais e compartilhar com o mundo inteiro. Isso sem falar de todos os avanços que tivemos em muitas outras áreas.
Kevin Kelly, editor da revista Wired e futurista, afirma categoricamente que o futuro é construído pelos otimistas. Porque, para se criar o futuro, é preciso primeiro imaginá-lo. E, para imaginá-lo, é preciso ter pensamento positivo e ideias construtivas. Imaginar caminhos plausíveis é uma forma de otimismo. Acreditar que é possível, torna mais provável que aconteça.
Os próximos 25 anos provavelmente farão parte de uma era de progresso global, que excederá as conquistas das últimas duas décadas e meia. Estamos em uma era de convergência tecnológica nunca antes vista, o que significa o potencial de saltos gigantescos nas mais diversas áreas. Inteligência artificial, nanotecnologia, genética, robótica e tantas outras áreas do conhecimento geram novas possibilidades de evolução científica e tecnológica.
Para isso tudo ser usado para o bem, é preciso que seja guiado por uma visão positiva. Temos a chance de resolver grandes problemas da humanidade e de melhorar a vida de todos no planeta. Segundo Kelly, não seria uma utopia, mas a protopia.
A próxima geração humana experimentará – em média e em conjunto – padrões de vida e possibilidades que atingirão um nível recorde para este planeta. A distribuição desse progresso ainda será desigual, mas todas as regiões experimentarão mais avanços do que no passado. No longo prazo, o otimismo molda o nosso futuro. Você já imaginou o que pode acontecer nos próximos 25 anos?
Sobre o especialista
D.J. Castro tem mais de 30 anos de experiência em publicidade e marketing e acredita que os segmentos são fundamentais para a inovação real das empresas. É especialista em Marketing e Gestão de Negócios, consultor de gestão de marcas e marketing estratégico na Nexia Branding, e fundador e palestrante da Tsunami Lab. Foi sócio em empresas de marketing em São Paulo e Santa Catarina e já desenvolveu projetos para startups e marcas de atuação nacional como Natura, Estadão, Americanas.com, Unibanco, Bradesco Seguros, Telemig Celular, Amazônia Celular e Audi.
Atualmente é vice-coordenador do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Blumenau, diretor de marketing do Conselho Estadual de Núcleos de Inovação (CENI), conselheiro do SC Criativa, investidor-anjo pela SC Angels e mentor dos programas de incubação do Instituto Gene e do Centro de Inovação de Blumenau.
Mais informações em www.dj castro.com.br.
Fonte: Trevo Comunica