No mês dedicado à saúde da mulher, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde, tem intensificado as ações sobre os cuidados ao público feminino. Entre as atividades iniciadas na semana passada, na sexta-feira (07), aconteceu o lançamento da Cartilha da Gestante e do Plano de Parto. O material, desenvolvido por especialistas da área que atuam nas Unidades de Saúde de Matão e do Hospital Carlos Fernando Malzoni, passa a valer como um dos documentos que conduzirão o atendimento e acolhimento à futura mamãe e seu bebê, que compreende desde o início do pré-natal até o pós-parto. Estiveram presentes o prefeito municipal Cido Ferrari, a presidente da Câmara, vereadora Ana Mondini, representantes do Hospital Carlos Fernando Malzoni, membros da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer, funcionários da área da saúde, dentre outras autoridades.
O lançamento das cartilhas aconteceu no salão de festas da área de lazer dos Sincomerciários. Enfermeiras que compõem a Rede Pública Municipal apresentaram o conteúdo do material, junto à enfermeira responsável pela maternidade e UTI do Hospital de Matão que também explicou sobre toda a estrutura ofertada na instituição e a aplicabilidade dos protocolos de humanização.
Representando a Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer (APFCC), uma paciente em tratamento compartilhou sua experiência de enfrentamento a doença. Algumas das gestantes que fazem parte do programa municipal “Fala Gestante” também estiveram no evento sendo presenteadas com um kit maternidade. O encerramento a atividade aconteceu com a transmissão de um vídeo institucional com orientações médicas sobre exames preventivos e um café da tarde.
Na oportunidade palestraram a enfermeira da Unidade da Saúde da Família do São Judas Tadeu, Priscila Kelly Dias Carmo, que discorreu sobre a cartilha da gestante; a obstetra da Secretaria da Saúde, enfermeira Vanessa Saraiva Carmo Graziosi, que tratou sobre a importância da cartilha do plano de parto e como essas informações chegarão as mulheres nas unidades básicas de saúde de nosso município. Já a palestrante Ana Paula Bizeli do Prado, coordenadora da maternidade do Hospital Carlos Fernando Malzoni, falou sobre a vivência da gestante no período hospitalar.
A partir desta semana, todas as gestantes atendidas em Matão pela Rede Pública passam a receber este material já na primeira consulta médica. A cartilha contém informações sobre todo o processo de acompanhamento do Pré-natal, vacinas da gestante, desenvolvimento do feto, tipos de parto, puerpério, dicas e mitos da amamentação e orientações sobre os cuidados com o recém-nascido.