Honrarias foram entregues por indicação do vereador Jonas Garcia
Em sessão solene realizada na última sexta-feira (3), a Câmara Municipal de Matão concedeu os Títulos de Cidadãos Matonenses aos pastores Gilberto Sebben e Matheus de Oliveira Dias, em reconhecimento à sua dedicação e serviço à comunidade local.
O vereador Jonas Garcia, autor das indicações, expressou sua alegria em homenagear dois homens de Deus. “Ser pastor vai além do papel religioso, envolve amizade e aconselhamento às suas ovelhas. Sejam bem vindos a Terra da Saudade, agora como conterrâneos nossos”, destacou o vereador Jonas Garcia.
O prefeito Cido Ferrari também se dirigiu aos homenageados, manifestando a felicidade de Matão em tê-los como conterrâneos de coração. “Tenham certeza que Matão hoje está muito feliz por saber que a família de vocês faz parte da nossa cidade, agora matonenses de coração, com mais orgulho”, afirmou.
Presidindo a sessão, a vereadora Ana Mondini agradeceu aos pastores por sua dedicação à missão maior, reconhecendo-os como líderes e guias espirituais da comunidade. “Obrigada por trabalharem por uma missão maior que vocês, somos gratos pela dedicação e caminhada e por serem líderes e nos ajudarem no caminho da fé”, agradeceu a vereadora.
Em seus discursos de agradecimento, os pastores Sebben e Matheus destacaram sua gratidão a Deus e expressaram o amor profundo que sentem por Matão. Recordaram suas trajetórias na cidade, marcadas por experiências significativas, desde a infância até o estabelecimento de suas famílias e ministérios.
A sessão contou com a presença dos vereadores Cido Motos, Policial Carmo e Dr. Luiz Pelanca, autoridades eclesiásticas, familiares, amigos, membros do Ministério de Louvor da Comunidade Cristã Monte Santo, que enriqueceram o momento com louvores e celebração.
Trajetórias
Gilberto Sebben, natural de Bento Gonçalves (RS), nasceu em 22/01/1963. Desde jovem, demonstrou perfil de liderança, chegando a comandar o setor de produção da Todeschini aos 18 anos. Após uma carreira no futebol profissional, converteu-se ao Cristianismo em 1987 e, posteriormente, tornou-se pastor com sua esposa em 1993. Em 2001, mudou-se para Matão e assumiu a liderança da Comunidade Cristã Monte Santo, contribuindo para o fortalecimento espiritual da comunidade local. Além de sua atuação religiosa, destaca-se sua participação ativa em ações sociais, como arrecadação de recursos para o Hospital Carlos Fernando Malzoni durante a pandemia. Sua igreja, localizada no bairro Parque Imperial, é um centro de assistência social, promovendo projetos como o “Projeto Parque Aliança” e auxiliando famílias carentes com doações mensais de cestas básicas. Gilberto Sebben continua a desempenhar um papel importante na comunidade matonense, defendendo os princípios familiares e valores cristãos
Matheus de Oliveira Dias nasceu em São José dos Campos (SP) em 16 de fevereiro de 1990 e mudou-se para Matão aos 12 anos, devido à transferência de trabalho de seu pai para a unidade Gavião Peixoto da Embraer S.A. Após concluir seus estudos na Escola Municipal Adelino Bordignon, formou-se em Técnico em Mecânica na ETEC Sylvio de Mattos Carvalho. Posteriormente, obteve o Bacharelado em Teologia pela FABAD, tornando-se um líder religioso atuante na Comunidade Cristã Monte Santo.
Além de suas atividades na igreja, Matheus também é Diretor Fiscal do COPEMAT (Conselho de Pastores Evangélicos de Matão) e coordenador do IBAD (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus) Núcleo Matão. Ele participa ativamente da formação de líderes religiosos e ministra aulas de teologia, contribuindo para o desenvolvimento espiritual da comunidade.
Matheus possui formação acadêmica em Teologia, bem como em Processos Gerenciais pela FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas). Além disso, participou de um Seminário de Liderança Eclesiástica promovido pelo Dunamis Movement e Zion Church em São Paulo (SP).
Ao longo de sua trajetória, Matheus tem sido dedicado à proclamação do evangelho e ao serviço à comunidade, promovendo palestras, workshops e ações de capelania corporativa. Sua atuação ministerial e acadêmica reflete seu compromisso em propagar os valores do cristianismo e contribuir para o bem-estar espiritual das pessoas.