O vereador se reuniu com o executivo para apresentar projetos sociais, geração de empregos e ações em prol da comunidade negra
Após se reunir na quarta-feira passada com o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e com o secretário-executivo, Raul Christiano, o vereador Paulo Bernardi se reuniu nesta terça-feira (13), com o prefeito, Cido Ferrari e com o Secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi, para debater sobre ações em prol da comunidade negra matonense e também sobre a geração de emprego aos jovens. Dentre as pautas estavam o programa do Governo do Estado – Cidadania Itinerante e o projeto Jovem Aprendiz Paulista. O vereador aproveitou ainda a oportunidade para apresentar o desejo da comunidade negra na implantação do Centro das Tradições e Cultura Negra de Matão (CTCN), no bairro do IV Centenário.
De acordo com o vereador Paulo Bernardi, a reunião foi bastante produtiva com o executivo municipal. “O primeiro assunto que apresentei ao prefeito Cido e o Secretário Willian foi que nos dias 21 e 22 de julho, a cidade de Matão receberá o programa Cidadania Itinerante e o executivo já deu o aval e se comprometeu a dar todo respaldo necessário para que o programa esteja nos bairros. Conversamos também sobre a implantação do projeto Jovem Aprendiz Paulista e o executivo se colocou à disposição para a implantação deste projeto em nossa cidade. No primeiro momento, o Governo do Estado irá liberar cerca de 60 vagas para que micro e pequenas empresas (ME e EPPs), contratem o menor aprendiz com idade entre 14 e 18 anos, matriculados no ensino fundamental ou médio, para um turno de 4 ou no máximo 6 horas por dia no período inverso ao escolar”, disse Paulo Bernardi.
Outro assunto debatido na reunião foi a tratativa da possibilidade da implantação do Centro das Tradições e Cultura Negra de Matão (CTCN), no bairro do IV Centenário. “Apresentei ao prefeito Cido o desejo da comunidade negra em reativar as suas tradições dentro do bairro do IV Centenário, em especial na Rua João Pessoa, na Vila Santa Cruz onde, antigamente, existia o Clube Henrique Dias. Sabemos que a área é do executivo, mas também tem alguns entraves com a justiça, mas o prefeito se mostrou bem solícito em saber que a comunidade negra quer reativar o local e cuidar do espaço no qual tem muita história enraizada não só aos moradores do bairro do IV Centenário, mas também a toda comunidade negra. Tenho certeza que o executivo abraçará essa causa e eu estarei indo em busca de recursos para a construção do Centro das Tradições e Culturas Negras de Matão, seja com recursos do Estado, emendas parlamentares ou parceria com o Ministério de Cultura”, enfatizou vereador Paulo Bernardi.
Além do vereador Paulo Bernardi, participaram da reunião com o executivo alguns representantes da comunidade negra como o Sr. João Bento (Cucão), Amanda Romão, Samira Albino, Ana Maria, Erlei Ribeiro, além do vereador Dr. Pelanca.
Fonte: AIC