Diretor das unidades do Senai de Matão e Araraquara recebeu a honraria na última quinta-feira (14)
A Câmara Municipal entregou o título de Cidadão Matonense ao diretor das unidades do Senai de Matão e Araraquara, Paulo Sérgio Sassi, em sessão solene realizada na noite de quinta-feira (14), no plenário do legislativo. A homenagem é de autoria do vereador Everaldo de Carvalho e foi aprovada pelos demais parlamentares.
A sessão foi conduzida pelo 1º Secretário, vereador Davison Sensei, que compôs a mesa de autoridades junto com o prefeito municipal Cido Ferrari; excelentíssimo juiz de direito Marcos Therezeno Martins; diretor titular do Ciesp Matão Alex Antoniosi e o autor da propositura, vereador Everaldo de Carvalho.
“Hoje nós estamos apenas formalizando aquilo que de maneira natural, por aclamação, já o havia consagrado há muito tempo. Nada mais justo do que reconhecê-lo, agora de maneira pública e por seus próprios méritos, como Cidadão Matonense”, afirmou o vereador Everaldo de Carvalho.
Para o vereador Davison Sensei, a outorga da honraria faz parte do reconhecimento pelo excelente trabalho realizado por Sassi à frente do Senai. “Paulo Sergio Sassi é uma referência em sua área de atuação e seu trabalho incansável tem transformado vidas e impulsionado o crescimento econômico de Matão. Nossa cidade está orgulhosa de tê-lo como cidadão e como um exemplo a ser seguido”, destacou.
O prefeito Cido Ferrari agradeceu Sassi por sua dedicação ao ensino e à educação. “O Senai é, muitas vezes, onde se inicia a vida profissional dos jovens. Eu como prefeito só tenho a te agradecer por sua seriedade e empenho. Que você continue por muitos anos atuando em prol de nossa juventude”, disse.
Em seu discurso de agradecimento, Sassi se mostrou honrado e grato pelo reconhecimento. “Se hoje estou sendo agraciado com essa honraria, devo principalmente aos colaboradores do Senai. Então quero que vocês também se sintam homenageados. Vocês que fazem do Senai uma instituição forte”, completou o homenageado.
A sessão contou ainda com a participação da esposa do homenageado, Joelma Aparecida Sassi, dos vereadores Policial Carmo e Dr. Luiz Pelanca, além de empresários, autoridades de Matão, imprensa e amigos e familiares.
Trajetória
Paulo Sergio Sassi nasceu em São Paulo em 1966. Aos 14 anos iniciou o curso de Aprendizagem Industrial de Mecânica Geral e em seguida de Eletrônica Industrial, concluindo em 1982 seu 1º Grau na Escola Senai “Roberto Simonsen”. Aos 17 anos foi para Matão e começou a trabalhar na Marchesan, depois Baldan, Bambozzi, Citrosuco e Marchesan novamente. Concluiu o Ensino Médio com Habilitação Plena em Mecânica em 1990.
Em fevereiro de 1995 voltou ao Senai, desta vez como funcionário. Trabalhava durante o dia na Marchesan e lecionava mecânica à noite no Senai Araraquara. Em 1996 foi convidado a trabalhar como Instrutor de Mecânica Geral e em seguida Coordenador Técnico e Pedagógico. Seis meses depois já tinha um novo desafio: estruturar o Senai Matão, inaugurado em setembro de 1996, tornando-se unidade autônoma no início de 2000. A partir daí assumiu a Direção da nova Escola, voltando ao Senai Araraquara em agosto de 2008. Aos 20 anos de idade conheceu Joelma, com que se casou 9 anos mais tarde, em 1995. Dessa união nasceram Carolina e Gabriela. Sassi é graduado em Pedagogia Plena com Habilitação em Administração e Supervisão Escolar e Pós-Graduado Lato Sensu em Nível de Especialização em “MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia”. Foi o responsável pela implantação do projeto “canteiro escola”, qualificando mais de 4 mil jovens para o mercado de trabalho na área da construção civil. Ajudou a desenvolver diversos programas em atendimento a pessoas com deficiência e a promover serviços sociais com várias entidades. Foi responsável pelo estudo e elaboração do projeto para implantação da Escola Ferroviária, com prospecções internacionais (Alemanha, Bélgica, Coréia, França e Inglaterra), o que possibilitou participação ativa na consolidação da implantação de empresas do setor ferroviário, tais como Ibayo, Randon e Hyundai Roten, promovendo a educação para o trabalho e a cidadania, assistência técnica e tecnológica, produção e disseminação de informação e adequação, geração e difusão de tecnologia. Sassi sempre incentivou a participação em competições ligadas ao conhecimento. Assim, foi figura importante na conquista de 25 medalhas para nossa região em competições estaduais, nacionais e mundiais, nas áreas de Automobilística, Metalmecânica e Moveleira, entre elas o título mundial em CAD. Participa como membro ativo do Grupo Executivo de Desenvolvimento Econômico junto à Coordenadoria da Indústria e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, para a promoção de políticas de desenvolvimento industrial, comercial e tecnológico de Araraquara. Em agosto deste ano reassumiu a direção do Senai Matão. Atualmente acumula função com a exercida em Araraquara, totalizando a responsabilidade em atender 22 municípios da nossa região. Nesses últimos 20 anos de atuação no Senai o que mais o motiva é a transformação das pessoas, que passam por etapas de progresso, tanto na competência técnica, como comportamental.