Neste ano a Sessão Solene homenageou três personalidades negras que se destacaram na luta pela igualdade em nosso município
Na última sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Matão realizou a solenidade de Outorga do “Troféu Padre Batista”, de autoria da ex-vereadora Maria José Granato Mancini; para Lei 2.802/1999 que após 7 anos foi alterada pela Lei 3.805/2006, de autoria do ex-vereador Aparecido do Carmo de Souza, que instituiu a Semana da Consciência Negra e oficializou o Dia da Consciência Negra na cidade de Matão.
Na oportunidade foram homenageadas três personalidades negras que se destacaram na luta pela igualdade no município: a artista Ana Carolina Pereira (a musicista Coral Maquinha), o atleta Humberto Enéias Inocêncio da Costa e a nutricionista Ana Paula Sampaio.
Para a solenidade compuseram a mesa o vereador João Silvério do Carmo Filho, que presidiu a sessão; a diretora de Difusão de Cultura, Simone Elisa Marcondes, que no ato esteve representando o prefeito Cido Ferrari; o jornalista e sócio proprietário do Portal Matão Informa, Lucas Marcelino; a senhora Anayr Marcondes Galvão que é exemplo e referência na cidade de Matão e o presidente do Centro de União da Comunidade Negra de Matão, Sérgio Floriano. Também estiveram presentes no evento os vereados Jonas Vagner Garcia (MDB) e o Dr. Luiz Pelanca (PT), além do autor do autor da lei, o Ex- Vereador e atual presidente do Sindicato dos Aposentados, Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), bem como amigos e familiares dos homenageados.