Convênio visa implementação e operação do Poupatempo, que em breve entrará em funcionamento em Matão; sessão contou com a presença de dois suplentes
Devido ao feriado da Proclamação da República, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Matão da semana passada foi realizada na terça-feira (16/11).
Na ocasião, além da autorização pela retomada do “Boa Praça”, foi votado um requerimento de urgência especial visando a apreciação de outro projeto de lei de autoria do Poder Executivo Municipal.
Com a aprovação deste requerimento, de autoria de Dr. Luiz Pelanca (PT) e subscrito por outros vereadores, o Projeto de Lei nº 113/2021, de autoria do Executivo Municipal, também entrou na ordem do dia.
O projeto autoriza a celebração de um convênio entre a Prefeitura de Matão e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP). O convênio visa a implementação e operação do Poupatempo, que entrará em funcionamento no município em breve.
Segundo o projeto de lei, já sancionado pelo prefeito Cido Ferrari (PT) e publicado nos Atos Oficiais do município, os serviços disponibilizados pelo convênio entre o Executivo Municipal e a PRODESP, no âmbito do Poupatempo, poderão ocorrer de forma presencial e virtual.
A lei publicada especifica ainda que “as despesas decorrentes da execução da presente lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias”. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores matonenses.
AVENIDA
A ordem do dia desta sessão contou também com a aprovação de um projeto de lei que homenageia um matonense em um nome de rua. De autoria de China Calabres (PSB), o Projeto de Lei nº 106/2021, aprovado pelos demais vereadores, irá denominar como Alder Comelli a Av. 09 do loteamento Jardim Amélia.
Alder Comelli nasceu em Matão no ano de 1922, onde ficou muito conhecido no ramo farmacêutico. A justificativa do projeto relembrou que, em 1967, Alder “abriu uma farmácia no Bairro Alto, onde prestou seus serviços farmacêuticos com muita dedicação e competência, ajudando no crescimento e desenvolvimento do município até os últimos dias da sua vida, em 04 de abril de 2019”.
LICENÇAS
Outra particularidade desta sessão foi a ausência do vereador Paulo Bernardi. O parlamentar solicitou licença por motivos de ordem pessoal. Já o vereador Jonas Garcia, por sua vez, requereu a concessão de licença médica. Ambos os vereadores são filiados ao MDB.
Por isso, tomaram assento na referida sessão dois suplentes habilitados para esta legenda, Luizinho Pedro Antonio e Diego Mingorance. Além disso, devido à licença de Jonas, a presidenta da Câmara, Ana Mondini (MDB) nomeou “ad hoc” Everaldo de Carvalho (DEM) como primeiro-secretário e o convidou para fazer parte da Mesa.
Texto: Victor Gandin
Leia também: Câmara autoriza Poder Executivo a recriar o Programa “Boa Praça” em Matão