Inep alerta aos responsáveis por enviar as informações sobre o censo escolar para que não deixem de preencher as informações sobre cor e raça. Essas orientações são importantes para subsidiar políticas educacionais.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep- informa que os responsáveis por declararem as informações sobre o Censo Escolar 2023 tem até o dia 31 de julho para inserir os dados no Sistema Educacenso, ou realizar a migração de dados dentro do prazo.
Segundo o órgão, é importante que as instituições não deixem de preencher as informações sobre cor e raça, pois elas servem de parâmetro para políticas educacionais do Ministério da Educação, incluindo o repasse de recursos do governo federal. Esses dados ajudam a mensurar a diversidade étnico-racial nas escolas.
Nesta primeira etapa da pesquisa, o Inep apura dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. A divulgação dos dados finais está prevista para janeiro de 2024.
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. O levantamento trata das diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica.