Em ofício endereçado ao Poder Legislativo, Cido Ferrari (PT) informou que o Projeto Casa do Pequeno Cidadão “encontra-se interrompido em razão da pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde”
No mês de setembro, em requerimento dirigido ao Executivo Municipal, o vereador Paulo Bernardi (MDB), que foi presidente do COMCRIAMA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), mostrou-se preocupado com eventual encerramento das atividades do Projeto Casa do Pequeno Cidadão.
Segundo o texto do Requerimento nº 387/2021, “notícias extraoficiais” versavam sobre o encerramento das atividades deste projeto no município de Matão. Devido a isto, o parlamentar solicitou esclarecimentos oficiais, questionando se existia, “por parte do Poder Executivo Municipal, desígnio de encerrar as atividades do Projeto Casa do Pequeno Cidadão”.
Na sessão ordinária do dia 18/10/2021, o vereador Davison Sensei (PT) leu uma correspondência enviada ao Poder Legislativo pelo prefeito de Matão, Cido Ferrari (PT). Em ofício, o prefeito informou o teor de um memorando interno subscrito pelo secretário municipal de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas.
Segundo informações do documento, o Projeto Pequeno Cidadão “encontra-se interrompido em razão da pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde, cujo retorno das atividades será na maior brevidade possível”.
O Projeto Casa do Pequeno Cidadão possui duas unidades em Matão, na Vila Pereira e no Jardim Paraíso, e visa o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.
Quando em funcionamento, os atendimentos são em período inverso ao escolar, e incluem atividades “de cunho artístico-cultural, esportivas e de inclusão digital, como ginástica rítmica, música, dança, teatro, karatê, capoeira, recreação, leitura e arte popular, contribuindo para a socialização”.
Texto: Victor Gandin
Matéria relacionada: Ex-presidente do COMCRIAMA pergunta sobre eventual encerramento do Projeto Casa do Pequeno Cidadão