Após ser diagnosticada com câncer de ovário há 10 anos, a matonense de 56 anos, professora de Educação física, Edna Martins de Oliveira foi curada e prossegue em acompanhamento pelas equipes de saúde deste então.
Em parceria com o Hospital de Amor, a Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Saúde, realiza o programa de prevenção ao câncer do colo uterino. Para se manter com a parceira, a cidade deve buscar, ao longo de 12 meses o cumprimento de uma meta mensal de 856 exames de papanicolau , o que significa 45% do número de mulheres do município, cujos dados são fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 📈
Mas, segundo dados fornecidos pelo SUS, uma média considerada baixa, de apenas 36% das matonenses realizou o exame, no período entre os meses de janeiro e agosto de 2023.
Por isso, na semana anterior, o prefeito Cido Ferrari participou de uma reunião no Hospital de Amor, em Barretos, acompanhado do Secretário de Saúde e da Enfermeira responsável pelo programa em Matão, a fim de avaliar iniciativas práticas que possam conscientizar as mulheres, que ainda não realizaram o exame preventivamente. 🏥
“Esperamos que todas as mulheres matonenses façam, o quanto antes, o exame gratuito de rotina papanicolau, na rede municipal de Saúde. Esse convênio com o Hospital de Amor é muito importante para o município, pois o serviço prestado tem alta tecnologia e qualidade, já que mesmo após a mulher ser curada, ela pode continuar o tratamento, periodicamente”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.