A palestrante Enfermeira e Profª Janete Silveira compartilhou experiências e apresentou sugestões para tratamento e prevenção.
Organizado pela Secretaria de Saúde, com apoio do HSaúde e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o evento ocorreu na sexta-feira (17/11), no prédio da OAB, e teve como objetivo reunir profissionais da Saúde para se aprofundar sobre doenças que acometem mais pessoas negras, bem como tratar e prevenir.
Conforme ressaltou a palestrante Enf.ª Janete Silveira, “de acordo com o Ministério da Saúde (2001), a morbidade em relação às doenças mais importantes de caráter étnico que afetam a população negra são a doença falciforme, a deficiência de 6-glicose-fosfato-desidrogenase, a hipertensão arterial, a doença hipertensiva específica da gravidez e o diabetes mellitus”.
“Consideramos de extrema importância para nossos servidores da saúde ampliar o conhecimento sobre tratamento e prevenção, pois dessa forma poderemos avançar ainda mais na qualidade dos serviços de saúde e prevenção para as pessoas negras no nosso município”, salientou o prefeito Cido Ferrari.
Também palestrou no evento o médico Dr. Johnny Pinheiro da Silva, que atende no Estratégia Saúde da Família de Silvânia, através do Programa ‘Mais Médico’. “Conversamos sobre especificidades, que precisam ser consideradas, para se realizar um atendimento à saúde, adequado, junto a pessoa negra”, relatou o médico.
Para o secretário da Saúde, Orivaldo Reguin (Faro), o resultado da palestra foi muito positivo porque despertou o interesse dos colaboradores e de outras instituições em participar, no sentido de observar e atender para além da condição clínica.
“A proposta foi realizar um evento voltado especificamente aos colaboradores da Saúde de Matão, a fim de despertar um olhar mais ampliado, provocando reflexão sobre o assunto e assim trazer mais qualidade ao atendimento, junto a população negra, considerando os fatores étnico, racial e cultural”, ressaltou Faro.