Durante o “Agosto Laranja” – mês em que vários setores da sociedade brasileira promovem debates a respeito da importância da “Conscientização e Prevenção às Deficiências” – a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Educação e Cultura, tem realizado cursos de formação continuada de educadores da rede municipal, para o “Atendimento Educacional Especializado” (AEE).
Neste sentido, nos dias 23 e 26 de agosto os encontros ocorreram na Secretaria de Educação e Cultura e trataram das questões e métodos avaliativos. Atualmente existem 200 alunos, que precisam de educação especializada, cadastrados na rede municipal.
O gerente de Educação Especial da Prefeitura, que também atua como diretor da APAE-Matão, Professor Luiz Fernando Zuin, desenvolveu junto aos educadores, conhecimentos teóricos e práticos, com base no Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI).
O objetivo dessa formação – que deve ocorrer periodicamente – é possibilitar uma avaliação do desenvolvimento infantil (de 4 a 72 meses), mais abrangente, identificando os atrasos ou transtornos sofridos pelo estudante durante o neurodesenvolvimento.
Assim também é estudado o monitoramento longitudinal do desenvolvimento infantil, bem como o acompanhamento da efetividade ou eficácia de intervenções na primeira infância.