Região Sudeste: O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas para esta terça-feira, 5. . As áreas afetadas são o estado do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais, exceto para Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os cuidados recomendados são: evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada no Espírito Santo e demais áreas de Minas Gerais. A temperatura mínima fica em torno de 17ºC no município de Ribeirão Branco, em São Paulo, e a máxima pode chegar aos 36ºC em Almenara, em Minas Gerais. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
Região Norte : Para esta terça-feira,5, a previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada no norte de Roraima. Tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Acre e sudoeste Amazonense. Nas demais regiões do Amazonas e nos outros estados do Norte, muitas nuvens com pancadas de chuva podendo haver trovoadas. O Inmet alerta para perigo potencial para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. As áreas com alerta são: nordeste, sudeste e sudoeste paraense, Metropolitana de Belém, Marajó, ocidental e oriental do Tocantins, centro, sul e norte amazonense, Vale do Acre, Vale do Juruá, leste rondoniense, Madeira-Guaporé e norte e sul do Amapá.A temperatura mínima para a região Norte fica em torno dos 16°C em Amajari em Roraima e a máxima de 40°C na cidade de Barcelos no Amazonas. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.
Região Nordeste : O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas para esta terça-feira,5. Os municípios localizados no sudoeste do Piauí serão afetados pelo baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Algumas instruções são recomendadas, como evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Predomínio de muitas nuvens em Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva no Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, demais áreas do Piauí e no extremo oeste baiano. Sol com poucas nuvens nas demais localidades da Bahia. A temperatura mínima fica em torno de 17ºC no município de Vitória da Conquista, na Bahia, e a máxima pode chegar aos 40ºC em Piripiri, no Piauí. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 95%.
Região Centro-oeste: Para esta terça-feira ,5, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Mato Grosso do Sul. Nas demais estados do Centro-Oeste, muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O Inmet alerta para perigo de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60-100 km/h. Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As áreas com alerta são: pantanais sul Mato-grossense, sudoeste e centro norte do Mato Grosso do Sul. Também há alerta para perigo potencial para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h, em todo Centro-Oeste. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. A temperatura mínima para a região Centro-Oeste fica em torno dos 18°C em Brasília, no Distrito Federal e a máxima de 36°C na cidade de Coloniza, no Mato Grosso. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
Região Sul : Nesta terça-feira ,5, tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em grande parte do Paraná, oeste catarinense e noroeste gaúcho. Muitas nuvens com chuva isolada nas demais regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e metropolitana de Curitiba. O Inmet alerta para perigo potencial para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h, e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Todo o estado do Paraná e de Santa Catarina estão com alerta. A temperatura mínima para a região Sul fica em torno dos 12°C no município de Herval, no Rio Grande do Sul — e a máxima de 31°C na cidade de Arapoti, no Paraná. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.
Fonte: INMET