Previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o início da semana é de pancadas de chuvas em quase todas as regiões do Brasil. O clima é bem típico do verão que segue até o dia 20 de março: chuva rápida, com volumes significativos, trovoadas e rajadas de vento.
O Inmet destaca a previsão de chuva para a Região Sul do país. No Sul, houve um deslocamento de um sistema, atualmente, uma área de baixa pressão alongada, favorece chuva com volumes bastante significativos, pegando principalmente boa parte do Rio Grande do Sul e leste e sudeste de Santa Catarina. Há possibilidade de queda de granizo nesta região, com aviso até às 11 horas da manhã de segunda-feira (7).
Já no leste de São Paulo, o Inmet alerta para risco de tempestades, especialmente no extremo litoral, que vai até às 21 horas deste domingo. De acordo com Andrea Ramos, também há risco de queda de granizo.
No norte do Mato Grosso do Sul também há chance de tempestades, com expectativa de até 60 milímetros de chuvas no acumulado do dia. Há previsão de queda de granizo.
Segundo o INMET, o motivo da queda de granizo nessas regiões se dá em razão da baixa pressão que contrasta com as temperaturas que estão muito elevadas nesta região. Há registros de temperatura chegando a 38°, principalmente no Rio Grande do Sul. E esse choque entre o frio e o quente favorece a queda de granizo.
Região Sudeste: Calor predomina na Região Sudeste nesta segunda-feira (7), o calor e a pouca chuva ainda serão os destaques na maior parte da Região Sudeste. O sol aparece logo cedo, brilha forte e as temperaturas sobem. O tempo fica firme entre o norte do estado do MG e a Costa Verde, Grande Rio, Região dos Lagos e litoral norte fluminense. Nas outras áreas, há expectativa de chuva, mas que deve cair de forma isolada. Há risco para temporais e volumes altos na região de Franca, no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. A temperatura no Sudeste pode ficar entre 15 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 12% e 100%.
Região Sul: Nesta segunda-feira (7), a chuva ainda será o grande destaque na metade sul do RS. O tempo volta a ficar instável também sobre o leste de SC e há risco para novos temporais nestas áreas. No interior de SC e nas outras áreas do Sul, as condições serão de sol, poucas nuvens, calor durante a tarde e trovoadas rápidas. A temperatura no Sul pode ficar entre 15 e 36 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 12% e 100%.
Região Centro-Oeste: Sol predomina em partes da Região Centro-Oeste nesta segunda (7); o sol e o calor predominam em todas as áreas e há condições para pancadas muito isoladas entre tarde e início da noite. No norte, nordeste de MT, no DF e nas outras áreas do norte de GO o tempo fica instável, com chuva a qualquer hora e risco para temporais. A temperatura no Centro-Oeste pode ficar entre 15 e 36 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 12% e 100%.
Região Nordeste: Chuva diminui em parte da Região Nordeste nesta segunda-feira (7); Previsão de chuva entre MA e PI pode começar já nas primeiras horas do dia e se estender até o fim desta segunda-feira (7), intercalando com o sol. Nas outras áreas da Região Nordeste, a chuva diminui e o sol volta a brilhar. Ainda tem previsão de algumas pancadas, mas o volume previsto é baixo e deve acontecer apenas durante a tarde. No litoral a chuva vem de forma passageira. A temperatura no Nordeste pode ficar entre 15 e 36 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.
Região Norte: Chuva em vários pontos da Região Norte nesta segunda-feira (7); tempo carregado e com chuva a qualquer hora sobre o leste de AM, todo o estado do PA e TO, devido a áreas de instabilidade. No oeste do AC, a chuva acontece ao longo do dia e por vários momentos intercalada com o sol. No oeste do AM, RO e RR, o sol predomina e ocorrem pancadas mais esparsas. A temperatura no Norte pode ficar entre 18 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 45% e 100%.
Fonte: INMET / SOMAR Meteorologia