A segunda-feira (26) começa previsão de rajadas de vento a qualquer hora do dia em São Paulo, no norte do Paraná e no Mato Grosso do Sul. Áreas de instabilidade provocam temporais no centro-sul do país, pelo menos, até quarta-feira (28). As temperaturas não sobem muito e o clima ameno vai exigir casaco na primeira semana completa da primavera.
A estação das flores é conhecida como um período de transição, agrupa características de verão e inverno ao mesmo tempo.
Na terça-feira (27), uma frente fria se forma e espalha as áreas de instabilidade também para Santa Catarina e o sul de Minas Gerais. Os acumulados de chuva podem passar dos 100 milímetros em algumas áreas, por isso há chance de alagamentos.
Com o deslocamento da frente fria, na quarta-feira (28), a previsão indica ainda maiores chances de chuva forte de Santa Catarina ao sul de Minas Gerais, pegando São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul.
No Sul do Brasil, a chuva atrapalha o plantio das culturas de verão e atrasa o trabalho no campo. No Sudeste, há preocupação com áreas de encosta e possibilidade de deslizamento de barreiras.
Com o tempo nublado e encoberto, as temperaturas não sobem muito e não passam dos 20°C ao longo da semana em Curitiba.
Para região Sudeste , tempo fica nublado com pancadas de chuva isoladas e trovoadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata e oeste de Minas. No Espírito Santo e nas demais localidades de Minas Gerais, muitas nuvens, mas sem chuva.
A temperatura mínima para o Sudeste fica em torno dos 14ºC, e a máxima prevista é de 30. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
Fonte: CLIMATEMPO/INMET