Corinthians quebra o jejum no Paulistão ao vencer Santo André fora de casa
31 de janeiro de 2022
Matonense estreia na série A3 empatando com o São Bernardo
31 de janeiro de 2022
Exibir todos

Previsão do tempo: Segunda-feira (31)

O Clima no Brasil

Janeiro de 2022 foi um mês de extremos no Brasil, com chuva muito volumosa sobre parte do Sudeste, do Centro-Oeste e Norte na primeira quinzena do mês. Já a segunda quinzena trouxe um bloqueio atmosférico que resultou numa intensa onda de calor sobre o centro da América do Sul, que no Brasil afetou particularmente o estado do Rio Grande do Sul, que teve temperaturas iguais e acima dos 40°C por 15 dias consecutivos.

Como será fevereiro ?

A porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial continua com temperatura abaixo do normal indicando a manutenção do fenômeno La Niña. No Brasil, um efeito comum do La Niña é reduzir a chuva na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, e acentuar a precipitação no extremo norte.

Mas em fevereiro de 2022, a temperatura do oceano Atlântico Sul terá uma influência importante na orientação das convergências de umidade sobre o interior do país. Em relação à previsão feita pela Climatempo no começo do verão 2021/2022, houve um ganho sobre a quantidade de chuva esperada sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil.

O mapa mostra a nova análise da anomalia de precipitação para fevereiro de 2022, baseado na previsão feita pela Climatempo. Os tons de azul indicam chuva acima da média climatológica e os tons em alaranjado, indicam chuva abaixo da média.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou aviso de alerta vermelho para chuvas em São Paulo. As chuvas no estado devem ser superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia até, pelo menos, as 12h desta segunda-feira (31).

O volume de água pode causar riscos de grandes alagamentos e transbordamento de rios, além de grandes deslizamentos de encostas. As principais áreas e municípios afetados são Presidente Prudente, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Campinas, Metropolitana de São Paulo, Assis, Araraquara, Litoral Sul Paulista e São José do Rio Preto.

A orientação do Inmet é para que a população tenha cuidados extras no período de alerta vermelho:

Desligar aparelhos elétricos, quadro geral de energia.

Observar alteração nas encostas.

Permanecer em local abrigado.

Em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, a cidade tinha, neste domingo, sete pontos de alagamento. Nesta segunda-feira (31), ainda segundo o Centro, persistem as condições de chuvas alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Entretanto, as precipitações mais intensas seguem se concentrando entre a tarde e à noite. Os termômetros variam entre mínimas de 18°C e máximas de 24°C.

Região Sudeste: A previsão para esta segunda-feira (31) é : a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provoca períodos de chuva frequentes sobre São Paulo e sul de Minas Gerais, com potencial para temporais. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e demais áreas de Minas Gerais as pancadas de chuva acontecem de forma isolada com trovoadas. A temperatura no Sudeste pode ficar entre 15 e 30 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 58% e 100%.

Região Sul: Nesta segunda-feira (31),  tempo firme apenas no sul, sudoeste e oeste do Rio Grande do Sul. No leste e litoral de Santa Catarina, sol e chuva rápida. No norte do Paraná as pancadas de chuva perdem força mas ainda acontecem em vários momentos do dia. Nas demais áreas da região a chuva acontece em forma de pancadas isoladas. A temperatura no Sudeste pode ficar entre 12 e 40 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 12% e 100%.

Região Centro-oeste:   Nesta segunda-feira (31) a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deixa o tempo instável em todo o Mato Grosso, sul de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul onde as pancadas de chuva acontecem em vários momentos do dia com risco de temporais. Nas demais áreas da região chuvas isoladas. A temperatura no Centro-Oeste pode ficar entre 18 e 36 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 35% e 100%.

Região Nordeste: Nesta segunda-feira (31)  na faixa leste do nordeste entre Rio Grande do Norte e Sergipe, o predomínio é de sol com chuva rápida. Nas demais áreas as pancadas de chuva acontecem de forma isolada com maior intensidade no norte do Maranhão. A temperatura no Nordeste pode ficar entre 18 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

Região Norte: Nesta segunda-feira (31) muitas nuvens se formam e chove em vários momentos do dia no litoral do Amapá e sul de Rondônia, onde tem potencial para temporais. O tempo fica instável em grande parte da região, com tempo firme apenas em Roraima e sul do Amazonas. Nas demais áreas chove em forma de pancadas isoladas. A temperatura no Norte pode ficar entre 15 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 20% e 100%.

FONTE: INMET, Centro de Gerenciamento de Emergência, Climatempo e SOMAR Meteorologia.

Deixe uma resposta