Mistura álcool e direção, ultrapassagens indevidas e excesso de velocidade são algumas das condutas fiscalizadas pelos policiais rodoviários federais.
A Polícia Rodoviária Federal deu inicio na sexta-feira, dia 9, na Operação Carnaval 2024. A ação segue vai até 23h59min da quarta-feira de cinzas, dia 14. O foco é o combate à combinação álcool e direção, uma das principais causas de sinistros em 2023. Na cobertura do período carnavalesco do ano passado, mais de dois mil motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica ou por recusarem fazer o teste do etilômetro, o popular “bafômetro”.
A PRF Durante os cinco dias, a PRF vai reforçar e distribuir estrategicamente o seu efetivo, que estará dedicado às ações de educação, policiamento e, principalmente, fiscalização em todo o país.
Além da fiscalização de alcoolemia, outras condutas também serão alvo da fiscalização dos policiais, como a realização de ultrapassagens em locais proibidos e o desrespeito aos limites de velocidade das vias. Da mesma forma, os agentes vão verificar os itens obrigatórios nos veículos, a exemplo do cinto de segurança, estado de conservação dos pneus, funcionamento do sistema de iluminação, componentes imprescindíveis para uma viagem segura.