Aplicativos ficaram fora do ar durante 6 horas no dia 4 de outubro, acarretam prejuízos para vários comerciantes e consumidores.
O Procon de São Paulo multou a empresa responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp em mais de R$ 11 milhões por má prestação de serviço. A reclamação cita a falha que deixou os aplicativos fora do ar por cerca de 6 horas no dia 4 de outubro.
O problema na prestação do serviço afetou mais de 91 mil consumidores brasileiros do Facebook, mais de 90 mil do Instagram e mais de 156 mil do WhatsApp.
O Procon cita ainda cláusulas abusivas nos termos de uso dos três aplicativos, como a possibilidade de alteração unilateral do contrato por parte da empresa, mudança do nome de usuário da conta, encerramento ou alteração do serviço e remoção ou bloqueio de conteúdo.
Conforme o Procon, o Facebook se desobriga da responsabilidade por problemas que possam ocorrer na prestação dos serviços, entretanto o ocorrido pode caracterizar danos . A empresa tem direito a apresentar defesa.
Redação : Eliana Sarava, com informações do Procon Sp.