Iniciativa visa promover a inclusão de estudantes com deficiência nas atividades de educação física
Com o objetivo de assegurar e promover os direitos fundamentais, visando a inclusão social e a cidadania, a Câmara Municipal aprovou, durante a 18ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei Nº 99/2023, que institui o Programa Educação Física Inclusiva na Rede Municipal de Matão.
O Programa irá promover a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, nas atividades de educação física, componente do currículo escolar, proporcionando educação inclusiva a todos, em respeito aos princípios da Dignidade da Pessoa Humana, da Proteção Integral, Proteção da infância e da Juventude, Igualdade e da não Discriminação, do acesso ao Esporte e o Lazer e da Acessibilidade.
De autoria do vereador Robinho Ramos, a proposta foi aprovada em primeira votação. “Esse tipo de atividade existe desde a década de 1960 aqui no Brasil, mas ainda é pouco utilizada nas escolas e universidades que oferecem a disciplina. Além de trazer inúmeros benefícios para a saúde, a prática de atividade física inclusiva contribui com o desenvolvimento moral e intelectual de todos os alunos”, ressaltou o vereador.
Fonte: AIC