Transmissão organizada pelo projeto “Qual sua responsa?” irá cobrir e comentar em tempo real a solenidade de instalação do Parlamento Jovem, que será realizada hoje pela Câmara Municipal de Matão
Nesta sexta-feira (10/09), a Câmara Municipal de Matão realizará a sessão solene de instalação do Parlamento Jovem de Matão. O projeto, aprovado em junho pela Câmara, engloba atividades de caráter informativo, relativas ao exercício da cidadania, e simulações de sessões legislativas com a participação de jovens e adolescentes matonenses.
Esta iniciativa, que também é desenvolvida em outros municípios e instâncias do Poder Legislativo, visa fortalecer o exercício da cidadania, através de atividades que geram participação e conscientização política. Em Matão, o projeto contou com a adesão voluntária de escolas de ensino fundamental, médio e organizações.
A instauração da primeira sessão do Parlamento Jovem ocorrerá em sessão solene, a ser realizada pela Câmara Municipal de Matão. O evento dará início a uma legislatura (“mandato” de setembro a dezembro de 2021), iniciada com a posse dos jovens vereadores.
O “Qual sua responsa?”, grupo de jovens matonenses que sugeriram a ideia, que posteriormente tramitou em projeto de resolução de autoria de Ana Mondini (MDB), realizará uma live em suas redes sociais, simultaneamente à solenidade realizada pela Câmara. O objetivo da transmissão, mediada pelo educador Flavio Rodrigues, conhecido como Preto, é o de cobrir e comentar o evento em tempo real.
Nesta live, Rafaela Bozelli e Mariana Marquioni, jovens envolvidas no projeto desde o início, trarão suas contribuições sobre o processo de construção do chamado “PJ” em nossa cidade. A transmissão contará também com a participação do cientista político Victor Gandin, Mestre em Ciência Política pela UFSCar, que trará comentários e análises sobre o desenvolvimento do Parlamento Jovem em Matão.
A live poderá ser assistida na sexta-feira, a partir das 18h45, no Facebook do “Qual sua responsa?” e no canal do Youtube do Instituto Terroá, instituto que irá tutorear a primeira turma do Parlamento Jovem em Matão.
Texto: Victor Gandin
Leia também: Câmara Municipal de Matão realiza sessão solene de abertura do Parlamento Jovem