Red Bull Bragantino busca ser o primeiro ‘caipira’ campeão sul-americano

Beraldo Perfumaria é campeão da Copa Sorema de Basquete
20 de novembro de 2021
Dia da Consciência Negra: Magalu ‘devolverá dinheiro’ para quem comprar livros de autores negros
20 de novembro de 2021
Exibir todos

Red Bull Bragantino busca ser o primeiro ‘caipira’ campeão sul-americano

Equipe de Bragança Paulista enfrenta o Athletico-PR pela final da Copa Sul-Americana, em Montevidéu, no Uruguai neste  sábado.

O Red Bull Bragantino disputa o título da Copa Sul-Americana neste sábado (20), diante do Athletico, no estádio Centenário, no Uruguai. Além do título inédito em sua galeria, o clube de Bragança Paulista pode se tornar o primeiro time do interior paulista a tornar-se campeão sul-americano.

Vice-campeonatos caipiras
São Caetano e Ponte Preta foram os clubes do interior paulista que mais se aproximaram de soltar o grito de ‘campeão’ em um torneio da América do Sul.

Em 2002, após o vice-campeonato nacional, o São Caetano chegou à final da Libertadores da América. Na decisão, o clube do ABC paulista foi derrotado pelo Olímpia, do Paraguai.

No primeiro encontro entre os clubes, Aílton deu a vitória mínima para o clube paulista em Assunção. Na volta, no Pacaembu, os paraguaios venceram por 2 a 1, e a definição foi para os pênaltis. Na marca da cal, o time visitante venceu por 4 a 2 e ficou com a taça.

Já em 2013, foi a vez da Ponte Preta chegar à final de uma competição sul-americana. O adversário na decisão da Copa Sul-Americana foi o Lanús, da Argentina. No primeiro jogo, no Pacaembu, o empate por 1 a 1 deixou a disputa aberta para a partida da volta. Em solo argentino, os donos da casa venceram por 2 a 0 e foram campeões.

Campanhas caipiras
Além dos vice-campeonatos mencionados, outros clubes do interior também marcaram presença nas competições sul-americanas como o Guarani, Paulista e Santo André.

Em 1979, o Guarani chegou à semifinal da Libertadores após ser campeão brasileiro no ano interior. Já Santo André e Paulista, campeões da Copa do Brasil em 2004 e 2005, respectivamente, marcaram presença na Libertadores, mas foram eliminados na primeira fase em suas participações.

Antes da final inédita, o Red Bull Bragantino tinha como melhor resultado em competições sul-americanas as quartas de finais da Copa Conmebol de 1996.

Confira as finais sul-americanas com ‘caipiras’ paulistas:

AnoCompetiçãoFinalCampeãoVice-campeão
2002LibertadoresSão Caetano x Olímpia-PAROlímpia-PARSão Caetano
2013Sul-AmericanaLanús-ARG x Ponte PretaLanús-ARGPonte Preta
2021Sul-AmericanaRed Bull Bragantino x Athletico??

Fonte: Federação Paulista de Futebol , com informações de Breno Benedito,  com colaboração de Raoni David e Luiz Minici.

Deixe uma resposta