Na tarde da última quinta-feira, dia 16, o AEROIN esteve presente na solenidade que marcou a entrega da ampliação do aeroporto Mário Pereira Lopes, em São Carlos (SP), pela administradora, a Rede VOA e pelo governo estadual por meio da Agência de Transportes do Estado de São Paulo, a ARTESP.
As obras, com investimento de R$ 1,2 milhão, contemplam a recuperação das áreas alfandegárias utilizadas pela LATAM, que tem no Aeroporto Mário Pereira Lopes um grande centro de manutenção, a revitalização do terminal de passageiros, a implantação do PAPI (sistema de auxílio visual à navegação aérea), a recuperação do pátio alfandegado, projeto de implementação e aprovação da estação de telecomunicação (EPTA), entre outros.
Já que as expectativas são de que a companhia aérea paulista Voepass opere no aeroporto, o Diretor de Segurança Operacional da empresa, David Faria, falou um pouco sobre o assunto: “É a vontade da companhia de dar continuidade a um programa que foi apresentado e aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2019, que é o projeto de redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Ele apontava uma série de aeroportos em que o governo do estado na época tinha interesse que houvesse operação regular e convocou todas as empresas do Estado para que elas apresentassem suas propostas dentro de uma lista de cidades de interesse do governo“, afirma David.
Representando a LATAM Brasil, o Alexandre Peronti, diretor de Manutenção ressaltou as atividades da companhia no aeroporto e as atividades do centro de manutenções, o MRO: “Quando a gente fala aqui da parceria que a LATAM iniciou em meados do ano passado com a Rede VOA, a gente destaca muito de centro de manutenção. Temos aqui um dos principais centros de manutenção do Grupo LATAM e empregamos em torno de 1.800 pessoas e, inclusive, além de receber as aeronaves da LATAM Brasil estamos recebendo, já há algum tempo, aeronaves de outros países, de outras filiais do grupo LATAM, por exemplo, do Chile, da Colômbia, do Peru”.
“Definitivamente a parceria com a Rede VOA é essencial para que a gente possa continuar ampliando a nossa operação aqui em São Carlos. Hoje, a gente não considera sustentável a abertura de voos aqui para a cidade, mas eu acho que mais do que isso, a nossa grande parceria com a Rede VOA está associada ao nosso centro de manutenção, o MRO“, seguiu o Diretor de Manutenção da companhia.
O secretário de Governo da Prefeitura Municipal de São Carlos, Neto Donato falou um pouco sobre a visão do executivo municipal em relação às melhorias e a possibilidade da retomada de voos comerciais: “A expectativa da cidade de São Carlos é muito grande, porque nós sabemos a importância do aeroporto aqui na cidade, na importância da LATAM e também da Rede VOA. Nós temos certeza de que os investimentos que vão vir nos próximos anos serão muito importantes para a economia de São Carlos e principalmente para a melhoria de serviços para população (…) nós teremos uma reunião nos próximos dias (com a Rede VOA) e também precisamos entender que, quando voltar a ter voo comercial aqui na cidade, tem que voltar pra ficar, pra ser definitivo, então precisa ser algo planejado, algo estudado pela concessionária, pelo Governo do Estado, pelo Governo Federal juntamente com o município”.
Fonte: Aeroin