Objetivo é ampliar a tecnologia em rodovias de todo o estado de SP e oferecer aos motoristas maior agilidade ,dispensando assim as paradas em praças de pedágio
O trecho norte do Rodoanel, cujo leilão de concessão pelo Governo de SP à iniciativa privada foi realizado no dia 14 de março e agora terá uso exclusivo do sistema free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado.
Com isso, é eliminada a necessidade de o motorista parar nas praças de pedágio, com consequente redução do tempo de viagem.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da tecnologia para a melhora no tráfego da rodovia e afirmou que o objetivo é implantar o sistema nas demais rodovias concedidas.
Segundo Tarcisio, a proposta será implantada em todo o estado com objetivo de dinamizar o movimento nas estradas, em especial em locais onde estão localizadas as praças de pedágio em todo o estado de São Paulo. O Governador defende que com esse novo sistema , o motorista pagará uma tarifa mais justa pelo o que realmente utiliza da rodovia, desfrutando de maior agilidade.
O sistema funciona de maneira simples, ou seja, quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) realizam a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros.
As informações são complementadas pelas antenas de identificação e câmeras de monitoramento e enviadas para um sistema central, responsável por receber e processar todos os dados.
Vale destacar que os usuários que possuírem TAGs – dispositivos acoplados no para-brisa dos veículos – farão o pagamento automático. Já os usuários que não possuírem TAG pagarão a tarifa posteriormente, por meio de plataforma digital a ser implementada pela concessionária.
De acordo com o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, que, em 2020, criou o Laboratório de Rodovias Inteligentes, com o objetivo de levar mais tecnologia às estradas paulistas informou que a Rodovia Ayrton Senna (SP-070) foi a escolhida para testar o sistema de pedágio free flow.
Leilão do Rodoanel Norte
O Governo de São Paulo realizou o leilão de concessão do Trecho Norte do Rodoanel à iniciativa privada no dia 14 de março. O lote foi arrematado pela Via Appia FIP Infraestrutura. O grupo deve ter a concessão dos serviços de operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário pelo prazo de 31 anos. Foram apresentadas quatro propostas pelo empreendimento.
O vencedor da licitação fica responsável pela retomada e conclusão do Rodoanel Norte – o empreendimento foi paralisado em 2018. Ao todo, o projeto está orçado em R$ 3,4 bilhões.
Dentre as melhorias previstas estão a construção de sete túneis duplos, 107 obras de arte especiais, quatro paradas para cargas especiais, duas bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), dois Postos Gerais de Fiscalização (PGF), duas balanças de pesagem, câmeras de monitoramento, além de veículos operacionais (ambulâncias, guinchos, caminhão pipa e inspeção de tráfego) para atender todo a extensão da rodovia. Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel passa a contar com 175 quilômetros de extensão.
Eliana Saraiva, com informações do Frota &Cia