Durante uma hora e meia, diversos assuntos relacionados ao tema da saúde foram abordados por autoridades matonenses
Na manhã da última quarta-feira (12/01), a Câmara Municipal de Matão sediou uma reunião entre vereadores e autoridades do Poder Executivo e do Hospital Carlos Fernando Malzoni.
Participaram da reunião o Secretário Municipal de Saúde, Ademir de Souza, a superintendente do Hospital, Denise Minelli, o Secretário Municipal de Administração, Fazenda e Controle Interno, Willian Di Gaetano Bassi, representando o Poder Executivo, e a presidenta da Câmara Municipal de Matão, Ana Mondini (MDB).
Além da vereadora, estiveram presentes os vereadores China Calabres (MDB), Davison Sensei (PT), Everaldo de Carvalho (DEM), Haroldo Gago (PL), Paulo Bernardi (MDB), Policial Carmo (PP) e Robinho Ramos (PTB). Não compareceram os vereadores Cido Motos (DEM), Dr. Luiz Pelanca (PT) e Jonas Garcia (MDB).
Durante uma hora e meia, diversos assuntos relacionados ao tema da saúde foram abordados, sobretudo aspectos relacionados à esfera municipal da Administração Pública. Os temas explanados incluem a realização de testes de Covid-19, testagem em massa, campanhas de vacinação, dose de reforço, contratações recentes de médicos de especialidades, cirurgias eletivas realizadas pelo Hospital e o sistema de compra de medicamentos da Farmácia da Prefeitura.
Outro assunto mencionado foi a instalação do “gripário” no município de Matão. A partir de um projeto de lei aprovado pela Câmara um dia antes da reunião, o Poder Executivo foi autorizado a celebrar convênio com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Matão, mantenedora do Hospital Carlos Fernando Malzoni.
Com a lei, além dos repasses autorizados pelo convênio, a Prefeitura poderá custear “eventuais adequações, instalações, ajustes e reformas no espaço (prédio) onde funcionará a Unidade de Síndrome Gripal Aguda – USGA”, popularmente conhecida como “gripário”. O prédio anexo ao imóvel do antigo Fórum da Comarca de Matão será utilizado para atender pessoas com síndrome gripal grave.
Os convidados e parlamentares aproveitaram o encontro para conversar também sobre outros assuntos da área da Saúde, como a regulação do sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), o possível impacto negativo de mudanças no programa “Mais Santas Casas”, o avanço da variante Ômicron e diferenças da Covid-19 em relação à gripe H3N2.
Dentre as reivindicações dos vereadores, foi solicitado maior divulgação a respeito dos procedimentos a serem realizados pela população, com informações pertinentes ao que fazer quando há suspeita de contágio por coronavírus, quando se deve procurar testes na rede pública de saúde e também a respeito dos novos períodos referentes à realização de quarentena.
Apesar do caráter informal da reunião, conforme definiu a vereadora Ana Mondini, foi acordado entre os participantes (vereadores e convidados) a realização de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais do Poder Legislativo matonense. O vídeo completo pode ser assistido abaixo:
Texto: Victor Gandin
Leia também: Em sessão extraordinária, Câmara vota “gripário”, “Câmara Participativa” e criação de novos cargos